TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O ser humano é livre?

Por:   •  10/12/2018  •  Projeto de pesquisa  •  944 Palavras (4 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 4

O SER HUMANO É LIVRE?

Devemos parar para refletir se nossa vida é determinada ou livremente deliberada? O teu caminho está predestinado ou nós podemos fazer nossas próprias escolhas? Na Grécia antiga, a liberdade era associada ao ato de pensar, de filosofar. A reflexão racional que o homem faz sobre seus desejos. Ser livre era ser mestre de si mesmo, ter domínio sobre suas ações, o homem, ao filosofar, volta-se para si mesmo e, a partir de então, torna-se livre e responsável pela construção da verdade.

Aristóteles disse que “a liberdade é a capacidade de decidir-se a si mesmo para um determinado agir ou sua omissão”. Assim, liberdade é o princípio para escolher entre alternativas possíveis, realizando-se como decisão e ato voluntário. Para Aristóteles, é livre e voluntária a ação que não sofre coações. Existem ideologias, e elas estão expostas para nós e depende de nós fazermos a escolha para qual melhor se adequa a nossa vida, aos nossos sentimentos.

Alguns de nós escolhemos com um pouco mais de clareza e outros se deixam levar.

O ser humano ao longo do tempo foi desenvolvendo estratégias para tentar conceder sentido para a vida, pois muitas vezes passamos por momentos, situações bastante complicadas, delicadas, onde nos vemos sem saída e a vida para de fazer sentido.

Existem seis formas muitos distintas, porém muito válida de o ser humano tentar resolver seus dilemas, são eles: o mito, a filosofia, a religião, o senso comum, a arte e a ciência.

1.1 NA VIDA PESSOAL E PROFISSIONAL

Se partimos do princípio, de acordo com o Dicionário Aurélio, a definição de liberdade é “Direito de proceder conforme nos pareça, contanto que esse direito não vá contra o direito de outrem., Condição do homem ou da nação que goza de liberdade., Conjunto das ideias liberais ou dos direitos garantidos ao cidadão. Ousadia, Franqueza, Licença, Desassombro, Demasiada familiaridade. Imunidades, regalias”. Todo ser humano então seria livre para tomar suas próprias decisões, desde que não afete a liberdade de outra pessoa? À vista disso, a liberdade também está ligada a Ética, é termos responsabilidade, desde que a nossa atitude não passe por princípios éticos ou legais. Está prevista também no artigo 1° na Declaração Universal dos Direitos Humanos onde diz que: "Todas as pessoas nascem livres e iguais em dignidade e direitos. São dotadas de razão e consciência e devem agir em relação umas às outras com espírito de fraternidade." A liberdade se estende em diversos tipos, como: pensamento, opinião, religião, política, etc. Todas essas variações, afetam as nossas experiências de autonomia e de não dependência.

Se tratando de livre arbítrio o ser humano não seria livre, visto que seguimos regras que as Leis nos impõem como sociedade. Por outro lado, nada nos impede de agir da forma que queremos, uma vez que somos livres, porém existirão consequências diante dos nossos atos. Todos temos nossa opção de escolha na vida, temos o livre arbítrio para escolhermos o que é melhor ou pior para nós mesmo, no entanto, isso não pode ser aplicado para tudo na vida, devemos ponderar sempre nossas escolhas para talvez no futuro não nos arrependermos de certas decisões, apesar disso se tornar um pouco inevitável, quase sempre nos arrependemos de algo que fizemos ou deixamos de fazer. Talvez essa seja a “graça” da vida, pois assim aprendemos cada dia mais com nossas escolhas, com nossas atitudes.

Na vida profissional muitas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.9 Kb)   pdf (47.4 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com