TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE CONHECIMENTO .

Por:   •  24/10/2017  •  Artigo  •  907 Palavras (4 Páginas)  •  1.333 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PIAUÍ – UFPI[pic 1]

CENTRO DE TECNOLOGIA – CT

ENGENHARIA MECÂNICA

JOSÉ VINÍCIUS DIAS MASCARENHAS

OS TIPOS DE CONHECIMENTO

E SUAS REFERENTES CARACTERISTICAS

TERESINA – PI

2017

TIPOS DE CONHECIMENTO

José Vinícius Dias Mascarenhas[1]

RESUMO

Pode-se afirma que a partir das relações que o ser humano estabelece com o meio, surgem diferentes tipos de conhecimento que o ajudam a compreender (ou tentar entender) os vários fenômenos que o rodeiam e são observados. Levando em consideração os vários contextos, o conhecimento pode ser classificado em cinco principais vertentes: conhecimento científico, teológico, empírico, filosófico e tácito. Vale ressaltar que um conhecimento não se sobressai sobre o outro, pois cada um é aplicado em contextos diferentes.

Palavras chaves: conhecimento, científico, teológico, empírico, filosófico e tácito.

1. INTRODUÇÃO

        Este trabalho propõe relatar os tipos de conhecimento existentes em nossa sociedade partindo da teorização de cada tipo de conhecimento e os contextos no qual eles são aplicados e em quais grupos da sociedade que eles estão presentes.

        A seguir serão analisadas as formas de conhecimento utilizadas para chegar às conclusões que movem o mundo.

2. TIPOS DE CONHECIMENTOS

 2.1. Conhecimento Científico

        É um conhecimento racional, mas utiliza-se de experimentos, observações, comprovações e induções. É sistemático, prevendo ainda a experimentação, validação e comprovação daquilo a que pretende provar. Não está preocupado com questões éticas ou morais, ou seja, se será usada para o mal, ou para desempregar milhares de pessoas, ou para poluir. O conhecimento cientifico é instável, pois está sempre mudando pois cada dia os cientista descobrem novas teorias que buscam compreender a realidade, sendo esse novo conhecimento vem para reprovar ou aperfeiçoar o conhecimento anterior. Ex.: na medicina, remédios que no passado eram dados como eficazes, hoje são descartados por conterem ou provocarem danos à saúde.

2.2. Conhecimento Teológico

        Conhecimento teológico também é conhecido como conhecimento religioso na qual é baseado na fé religiosa acreditando que esta é a verdade absoluta e apresenta todas as explicações para os mistérios que rondam a mente humana. Parte da compreensão e da aceitação da existência de uma divindade, que seria a razão de ser de todas as coisas. Dessa maneira, a razão não precisa compreender esses dogmas, mas aceita-los.

Esse conhecimento também vem a completar a lacuna no ser humano que a ciência não conseguiu resolver. A divindade revela-se aos humanos e concede-lhes a verdade Não há a necessidade de verificação científica para que determinada "verdade" seja aceita sob a ótica do conhecimento religioso.

2.3. Conhecimento Empírico

        É o chamado "conhecimento vulgar" ou o senso comum. Esse tipo de conhecimento surge a partir da interação e observação do ser humano com ambiente que o rodeia. Por ser baseado nas experiências, o conhecimento empírico não costuma apresentar a legitimidade da comprovação científica.

Ao contrário do conhecimento científico, não há uma preocupação em refletir criticamente sobre o objeto de observação, limitando-se apenas a dedução de uma ação. Justamente por ser adquirido unicamente por observação e com base em deduções simples, o conhecimento empírico é muitas vezes suscetível a erros. É importante salientar que o senso comum reside algumas das piores atitudes e comportamentos do ser humano tais como o racismo, homofobia, machismo, bullying, etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.1 Kb)   pdf (131.7 Kb)   docx (26.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com