TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS TIPOS DE CONHECIMENTO

Por:   •  31/10/2021  •  Artigo  •  1.668 Palavras (7 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 7

OS TIPOS DE CONHECIMENTO

Weverton Aragão da Silva (UFPI)[1]

Lorena Maria do Nascimento de Oliveira (UFPI)[2]

RESUMO

Este trabalho tem como objetivo abordar as questões dos tipos de conhecimento existentes: senso comum, conhecimento filosófico, científico, religioso e mítico. Em que consistirá na apresentação, conceito, cacaterísticas e importancia dos tipos de conhecimento. Logo, buscar entender esses conhecimentos é uma forma de se aprender a vivenciar novas práticas, indo além do que conhecemos, buscando incorporar um conceito novo ou original sobre um fato ou fenômeno qualquer.

Palavras chaves: conhecimento; conhecimento filosófico; conhecimento religioso; conhecimento mítico; conhecimento científico; senso comum.

INTRODUÇÃO

        Segundo Cervo; Bervian (2002), “o homem não age diretamente sobre as coisas. Sempre há um intermrdiário, um instrumento entre ele e seus atos. Isso também se faz quando pratica ciência, quando investiga cientificamente. Ora, não é possível fazer um trabalho científico sem conhecer seus instrumentos”. “De modo simples, pode-se dizer que conhecer é elaborar um modelo de realidade e projetar ordem onde havia caos” (CYRINO & PENHA, 1992, p. 13). Por isso, três elementos são essênciais:

a) O sujeito, o ser que conhece;

b) O objeto, aquilo que é investigado para se conhecer;

c) A imagem mental em forma de opinião, ideia ou conceito que resultam da relação sujeito e objeto.

Por meio da relação existente entre sujeito e objeto, na qual resulta as informações, conhecimentos e saberes, nós seres humano buscamos compreender, reproduzir e esclarecer os objetos com os quais convivemos e também aqueles em que imagina-se que possa existir. A isso damos o nome de conhecimento. Um produto da inteligência humana por meio da qual a diversidade recebe certa harmonia e o vazio é preenchido por um sentido, a razão de ser algo na vida. O motivo pelo qual o homem e a mulher pensam, sentem, julgam, decidem e agem no aqui e agora, seu jeito de ser e estar no mundo.

De modo simples, existem cinco tipos de conhecimentos: empírico ou senso comum, científico, filosófico, religioso e mítico, que são usados de acordo com o objeto a ser estudado.

Tendo tudo isso em vista, o presente trabalho teve dois objetivos, sendo o primeiro estudar e conhecer o tema dos tipos de conhecimentos que fazem parte do plano de ensino da disciplina de Metodologia Científica, bem como exercitar a elaboração de um artigo científico, em que também faz parte do plano de ensino. O trabalho foi elaborado a partir de uma pesquisa bibliográfica, cujo o assunto foi encontrado em artigos e livros de introdução à metodologia científica/introdução à sociologia e em sites sobre os tipos de conhecimentos. Para a compreensão do tema, foi explorado os conceitos de cada tipo de conhecimento, suas funções e características.

Mas primeiramente, o que é o conhecimento?

De acordo com Fonseca (2002, p. 10),

(...) o homem é, por natureza, um animal curioso. Desde que nasce interage com a natureza e os objetos a sua volta, interpretando o universo a partir das referências sociais e culturais do meio em que vive. Apropria-se do conhecimento através das sensações, que os seres e os fenômenos lhe transmitem. A partir dessas sensações elabora-se representações. Contudo, essas representações não constituem o objeto real. O objeto real existe independentemente de o homem o conhecer ou não. O conhecimento humano é na sua essência um esforço para resolver contradições, entre as representações do objeto e a realidade do mesmo. Assim, o conhecimento, dependendo da forma pela qual se chega a essa representação, pode ser classificado de popular (senso comum), teológico, mítico, filosófico e científico.

Os tipos de conhecimentos serão mostrados a seguir...

Conhecimento Empírico ou de Senso Comum

        O senso comum ou conhecimento empírico é a primeira compreensão do mundo resultante da herança do grupo a que pertencemos e das experiências atuais que continuam sendo efetuadas. É um conhecimento que existe desde o tempo das cavernas e por esse motivo pode ter dado origem a todos os outros conhecimentos. É o conhecimento que todas as pessoas adquirem na vida cotidiana, ao acaso, baseado apenas na experiência vivida ou transmitida. Em geral, resulta de repetidas experiências casuais de erro e acerto, sem observação metódica nem verificação sistemática, por isso necessita de caráter científico.

        Baseia-se na vivência espontânea da vida e começa a ser construído desde que o homem é lançado no mundo, em que vive esse processo, essa experiência, até o dia de sua morte. Por isso, tudo o que diz respeito à condução da vida na terra pode se tornar objeto a ser "explorado" e representado nesse nível de conhecimento da realidade. Essa forma de saber não estabelece relações significativas de suas interpretações, não possui fundamentos científicos ou métodos de análise e caracteriza-se como uma imagem fragmentária da realidade (FACHIN, 2006).

Conhecimento Filosófico

Esse conhecimento é também chamado de racional. Baseia-se na especulação do real e é visto como resultado de uma atividade racional. Nesta atividade exercitamos a reflexão, pensamento crítico, através do exame minucioso de determinadas ideias, questões, problemas ou conceitos que nos interessam e sobre quais ainda não temos condições de emitir uma opinião razoável e justificada. Procura respostas para perguntas fundamentais da existência. Diferencia-se do conhecimento científico pelo objeto da investigação e pelo método. O conhecimento filosófico caracteriza-se por ter origem na capacidade de reflexão do homem, tendo como instrumento exclusivo o raciocínio.

Nessa busca, o conhecimento filosófico busca os "porquês" de tudo o que existe. É ativo, pois coloca o humano em busca de respostas para as inúmeras perguntas que ele próprio pode formular.

Conhecimento Científico

        É semelhante ao conhecimento filosófico, pois o saber científico é racional e é produzido mediante a investigação da realidade. Seja por meio experimental, busca de entendimento de fatos, fenômenos relações, seres e acontecimentos que ocorre na realidade natural e humana. Sua base é a experimentação, a contestação e a comprovação. É metódico e sistemático. Transcende os fatos e os fenômenos em si mesmos; analisa-os para descobrir suas causas e concluir quanto às leis gerais que os regem.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.1 Kb)   pdf (96 Kb)   docx (34.6 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com