TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

OS VALORES

Trabalho Escolar: OS VALORES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/11/2013  •  637 Palavras (3 Páginas)  •  673 Visualizações

Página 1 de 3

CAPÍTULO VI - OS VALORES

Todo ato moral inclui a necessidade de escolher entre vários atos possíveis. O comportamento moral faz parte da vida cotidiana de todos os indivíduos, e as preferências por um ato sobre outro também. As preferências sempre envolvem algum juízo de valor sobre os atos.

1. Que são os valores

Os valores podem ser atribuídos às coisas ou objetos naturais ou produzidos pelo homem, bem como podem ser relativos à conduta humana, particularmente a conduta moral. O objeto valioso não pode existir sem certa relação com um sujeito, nem independentemente das propriedades naturais, sensíveis e físicas que sustentam seu valor.

2. Sobre o valor econômico

O termo “valor” deriva da economia. Para que um objeto tenha valor de uso deve satisfazer uma necessidade humana, independentemente de ser natural ou produto do trabalho humano. Quando estes objetos se transformam em mercadorias, adquirem duplo valor: de uso e de troca. O valor de troca é adquirido pelo produto do trabalho humano ao ser comparado com outros produtos. O valor de troca da mercadoria é indiferente ao seu valor de uso, ou seja, é independente de sua capacidade de satisfazer uma necessidade humana determinada.

3. Definição do valor

O valor não é propriedade dos objetos em si, mas propriedade adquirida graças à sua relação com o homem como ser social. Mas, por sua vez, os objetos podem ter valor somente quando dotados realmente de certas propriedades objetivas.

4. Objetivismo e subjetivismo axiológicos

O subjetivismo axiológico pode ser considerado como psicologismo axiológico, visto que reduz o valor de uma coisa a um estado psíquico subjetivo. Uma pessoa não deseja um objeto porque vale, mas este vale porque é desejado.

De acordo com a posição subjetivista, não existem objetos de valor em si independentemente de qualquer relação com um sujeito. Esta tese recusa por completo as propriedades do objeto, sejam naturais ou criadas pelo homem.

A tese do objetivismo axiológico rejeita o subjetivismo axiológico e afirma que há objetos valiosos em si, independentemente do sujeito. Segundo essa teoria, existe uma separação radical entre valor e bem (coisa valiosa) e entre valor e existência humana.

5. A objetividade dos valores

Os valores não existem em si e por si independentemente dos objetos reais (cujas propriedades objetivas se apresentam como propriedades valiosas – humanas e sociais), nem tampouco independentemente da relação com o sujeito (o homem social). Existem com uma objetividade social. Por conseguinte, os valores existem unicamente em um mundo social, ou seja, pelo homem e para o homem.

6. Os Valores Morais e Não Morais

Os objetos úteis não encarnam valores morais, embora possam encontrar-se numa relação instrumental com estes valores. A “bondade” instrumental ou funcional de um objeto está alheia a qualquer qualificação moral, pois pode servir de meio ou instrumento para realizar um ato moralmente bom ou um ato moralmente mau. Os objetos devem ser excluídos do reino dos objetos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com