TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Costumes ou hábito antigamente e atualmente

Por:   •  6/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  752 Palavras (4 Páginas)  •  181 Visualizações

Página 1 de 4

Costumes ou hábito antigamente e atualmente

Que de fato existe muitos costumes que hoje em dia não são mais existentes ou foram modificados, existe sim. Os costumes são diversos e diferenciados. Existem vários costumes, desde os mais simples como os mais malucos e estranhos costumes.

A palavra costume significa o hábito comum aos membros de um grupo social, que resulta da prática de preservar as ideias e ações, de geração a geração. Os costumes variam muito de um lugar para outro e de um grupo para outro. Variam também através da história de um mesmo grupo. A pessoa que viola um costume de seu grupo pode ser punida, embora de modo informal. Os outros membros do grupo podem evitá-la, ou excluí-la de suas atividades. Mas não existem leis contra a violação dos costumes.

Hoje em dia a maioria dos costumes mudou, mas muitos nem sabem como eram antigamente. Um exemplo é o café, aquele cafezinho delicioso quentinho de toda a manhã que hoje por sua vez é a bebida mais consumida do Brasil, pois muitos não deixam faltar em seu dia-a-dia. Antigamente as pessoas não tinham esse costume.

No início, até o ano 1.000 d.C. O café que é de origem Etiópia, na época em que surgiu era usado somente para alimentar os rebanhos durante as longas viagens. Como um estimulante.

Reza a lenda que um dia um pastor da Etiópia, chamado Kaldi, levou até um monge daquela região, um fruto de uma planta que segundo ele a o fruto por sua vez deixava o seu rebanho alegre e disposto quando a ingeriam. Aquele monge sem acreditar resolveu experimentar uma infusão daqueles frutos amarelo- avermelhados e percebeu que realmente aquele fruto ajudava a ficar por mais tempo acordado durante suas meditações. Foi então que o fruto começou a ser utilizado como alimento cru e estimulante, mas ainda levaria um tempo até que seu uso se tornasse constante e se disseminasse.

Não é comprovado de que a lenda seja verdadeira, mas o fato relevante é que o café começou a ser cultivado pela primeira vez em monastérios islâmicos no Yêmen. E de lá foi levado até Constantinopla pelo Império Otomano, onde lá fundaram a primeira cafeteria do mundo, chamada de Kiva Han.

Após essa trajetória o café foi levado ao continente europeu onde lá ficou conhecido por “vinho da Arábia”, pois os Árabes o chamavam de qahwa, que em sua língua significa “vinho”. Mas o café torrado de hoje em dia só veio surgir após o século XVI.

O consumo de café no mundo árabe não foi difícil. Uma vez que sua religião não permite o consumo de bebidas alcoólicas, o café passou a ser consumido até mesmo nos cultos religiosos. Deste modo, foram surgindo locais especializados em servir a bebida, principalmente na cidade de Meca, onde logo foram surgindo inúmeras Kaveh Kanes, as primeiras cafeterias.

O conhecimento dos efeitos da bebida disseminou-se e no século XVI o café era utilizado no oriente, sendo torrado pela primeira vez na Pérsia. No entanto o café teve inimigos mesmo entre os árabes que consideravam o uso contra as leis do profeta Maomé. Entretanto as coisas mudaram e até os doutores mulçumanos aderiram a bebida para alegrar o espirito e afastar o sono.

Até o século XVIII o café era considerado uma preciosidade pelos árabes que sabiam de seu potencial e eram os únicos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (45.9 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com