TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Valores No Espaço Escolar

Casos: Os Valores No Espaço Escolar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  30/1/2015  •  426 Palavras (2 Páginas)  •  191 Visualizações

Página 1 de 2

Desde o nascimento nos é ensinado o que é certo e errado e a partir disso reproduzimos os valores impostos pela sociedade. Antes de mais nada, valor moral pode ser definido como "respeito à vida", não apenas a vida individual mas sim a vida coletiva, já que vivemos coletivamente, dependendo uns dos outros.

Existem diversos tipos de valores relativos a diferentes aspectos da vida, entre os quais os estéticos – relacionados com a sensibilidade –, os éticos ou morais – relacionados com a conduta na vida social – e os políticos – relacionados ao poder e ao modo como é exercido na sociedade. Todos esses aspectos são importantíssimos e estão presentes no processo educativo escolar.

Contudo, como os valores são construções socioculturais, é preciso saber escolher quais valores devem e podem ser ensinados na escola. Em nossa escola temos a clareza de que agir corretamente, levando em conta as diferenças é imprescindível, mas questionamos: - Para o nosso aluno, que vive na periferia, sem condição alguma, o que é referência para bem conviver? Provavelmente, em muitos casos é deixar rolar os problemas, é ser parceiro do tio que fornece a droga, tão bonzinho, é entregar a filha para a prostituição com plena ciência, é não denunciar o abusador porque é padrasto ou pai, ou irmão, ou... E aí? O que é padrão de boa convivência para essas famílias?

Trabalhar esses valores éticos muitas vezes é buscar problemas, é entrar no mundo familiar, encontrar hostilidade e ter receio de represália. Por outro lado, quando se consegue, encontramos gratidão e reconhecimento pelo nosso trabalho. No entanto estamos tentando trabalhar ações educacionais como o amor, a compreensão, o respeito, a amizade, a solidariedade, a honestidade, a dignidade e a participação democrática. Pois os conhecimentos produzidos e aprendidos nas práticas escolares interferem nas ações sociais individuais e coletivas.

A nossa escola atende em sua maioria alunos carentes e de baixo poder aquisitivo, mas mesmo assim o valor que prevalece entre os jovens é o estético que nos é imposto principalmente pela mídia, onde quem possui o corpo mais bonito, o celular da moda, o tênis de marca entre outros é o aluno mais popular da escola e os que não tem poder aquisitivo para andar sempre na moda muitas vezes toma outro “rumo” para poder se manter no mundo da beleza estética. Onde aquele aluno que não entra neste mundo é excluído do grupo, pois o mesmo não se adequou nos parâmetros da moda impostos pela mídia. O ritmo é acelerado, de um dia para outro notamos mudanças em nossos alunos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com