TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

VALOR E NÍVEL NA FORMAÇÃO ESCOLAR

Projeto de pesquisa: VALOR E NÍVEL NA FORMAÇÃO ESCOLAR. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  3/6/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.172 Palavras (5 Páginas)  •  238 Visualizações

Página 1 de 5

ATPS - PSICOLOGIA DA APRENDIZAGEM

ETAPA - 1 PASSO - 1 : SIGNIFICADO E SENTIDO NA APRENDIZAGEM ESCOLAR.

O sentido e significado da aprendizagem escolar e a importância da psicologia para a pedagogia, se resume a partir do enfoque do campo de BOURDIEU, em uma abrangência global, visualizando em duas áreas de ensino/aprendizagem.

Nessa linha, podemos destacar a aquisição do conhecimento prévio extrínseco, reproduzido e jogado de diversas formas de várias fontes de todos os níveis de produção de objetos de consumo, através dos veículos audiovisuais da industria tecnológica, pelos interesses dos agentes da psiconet. Como filtrar essa avalanche da psicose da informação? Do outro lado, temos o campo educacional na área escolar, no qual enfatiza o ensino/aprendizagem científico com métodos pedagógicos direcionado a formação do conhecimento intrínseco da criança e sua pessoa, alimentada pelas fontes dos projetos específicos produzido pelo consenso incomum. Antropologicamente, eis a questão: A criança não é o centro desse campo?

Daí cabe ressaltar, a importância da psicologia para a pedagogia com a visão da gênese orgânica da criança, ( comportamento interno ), e o contato com o exterior, reação ( alteração de comportamento pelo que advém do ambiente externo).

Nessa perspectiva, podemos usar a palavra chave, "conflito" e sentir o grau de peso entre os dois campos. E o sentido e significado esta na solução do problema do conflito, no equilíbrio de sua equivalência, ou seja, aquilo viável a ser reciclado de um campo, completando com o absolvido do outro.

Em suma, a sublinhar o Significado e Sentido da Aprendizagem Escolar, que não termine no sentido final a servir a um sistema de fundo de interesse, mas na importância de um meio em gerar o senso transformador de sistemas em ferramentas de construção de conhecimentos, fecundos em saberes criativos de soluções de problemas. Soluções estas, que venha a edificar o Sentido e Significado do Ensino e Aprendizagem Escolar Antropológica, para a formação humana e construção do homem em um novo Ser que sinta o equilíbrio da Vida. Não tem sentido nem significado, um mundo cheio de coisas de última geração, que não consegue enxergar a primeira.

TEORIAS DA APRENDIZAGEM

TEORIA VERBAL SIGNIFICATIVA

Aprendizagem significativa é o conceito central da teoria da aprendizagem de David Ausubel.

A aprendizagem significativa acontece quando uma informação se conecta a um conceito já existente na mente do aluno, ou seja, é possível aprender significativamente novas idéias na medida em que outros conceitos já são de conhecimento do mesmo. Em outras palavras, os novos conhecimentos se relacionam com o conhecimento que já possui. .Pode ocorrer de três formas diferentes, sendo através de representações, conceitos ou de proposições.

A aprendizagem por representações ocorre quando a criança adquire um vocabulário novo. Primeiramente ela aprende as palavras que representam os objetos reais e significativos, porém ela ainda não os classifica.

A aprendizagem por conceituação ocorre quando a criança aprende determinadas palavras como exemplo, papai e sabe diferenciar que essa palavra pode ser usada para seu pai e todos os outros existentes. Em relação a proposições, se trata de quando o individuo conhece o significado dos conceitos e já consegue formar frases.

TEORIA GENETICA DA APRENDIZAGEM

Jean Piaget criou a teoria da aprendizagem, abordou o desenvolvimento dainteligência através do processo de maturação biológica. Para ele, há duas formas de aprendizagem.

A primeira equivale ao próprio desenvolvimento da inteligência , esse desenvolvimento é um processo espontâneo que inclui maturação, experiência, transmissão social e desenvolvimento do equilíbrio.

A segunda forma de aprendizagem é limitada à aquisição de novas respostas a situações especificas ou a aquisição de novas estruturas para algumas operações mentais.

No processo de desenvolvimento, Piaget definiu que as crianças se desenvolvem através de estágios, sendo eles:

Sensório- Motor – Período que vai do nascimento, até os 2anos de idade.

Operações Concretas – ( 2 a 7 anos de idade)

Operações formais – (11/12 anos a 14/15 anos de idade)

TEORIA SOCIO CULTURAL

Vygostky foi o criador da Teoria Sócio cultural que enfatiza o papel da interação social no desenvolvimento do homem.

Essa teoria concentra-se na relação entre a interação social do individuo e o seu desenvolvimento cognitivo, ou seja, o conhecimento é construído nas interações dos sujeitos com o meio e com outros indivíduos, e são estas interações a principal mediadora da aprendizagem.

De acordo com Vygostky, o ser humano é um ser

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com