TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NAS SOCIEDADES

Por:   •  4/10/2021  •  Resenha  •  311 Palavras (2 Páginas)  •  141 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL – CAMPUS BAIXADA SANTISTA

INTERDISCIPLINAR EM CIENCIA E TECNOLOGIA DO MAR

ROBERTA GOMES CARDOSO (158.967)

PAPEL DAS CIÊNCIAS HUMANAS NAS SOCIEDADES

[pic 1]

Jamais vi, Roberta Gomes - 2021

As ciências sociais e humanas são imprescindíveis no processo de entender e lidar com os fenômenos internos e externos na sociedade, como também formas de estar no mundo. O “pessoal de humanas” são vistos como profissionais cujo trabalho por vezes é pautado pela falta de seriedade e até mesmo inferiorizada mm relação a outras disciplinas. Contudo, em sociedade, as relações são ferramentas fundamentais para construção do caráter de um indivíduo. Esse, por sua vez, anda de mãos dadas com a nossa personalidade.

No ramo das artes há uma corrente artística chamada “estética relacional”, que busca gerar um vínculo com o espectador, além da comunicação, ou seja, buscando a essência daquilo que quer expressar, cujo foco encontra-se na convivência e interação das manifestações de arte, ou seja, uma sensibilidade coletiva da qual fazem parte novas formas da prática artística. Pensando em tal poética artística e as relações mundanas, desenvolvi a fotografia.

A fotografia expressa a autossabotagem de não nos permitirmos ver (ou viver) muitas vezes por motivos que ao menos entendemos, indo em sentido contrário o ideário das ciências humanas empregam, a qual querem nos trazer uma ideia de libertação e descobertas.  Como uma maneira de não querer ver o externo. No seu ritmo. Na sua bolha. Sendo algo sentido internamente e de forma intensa.

Através da fotografia quis expressar relações e sentimentos, que em geral são benéficas ou não, no caso da fotografia em especifico, houve uma ausência ou uma “vontade de não ver”. Ademais, mostrar que é desafiador expor as situações extraordinárias que todo ser humano vive ou deixa de viver. E que a transformação dessas realidades em arte é uma maneira de amenizar o que é sentido, através de poesia, filosofia, música e etc.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2 Kb)   pdf (139.8 Kb)   docx (89.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com