TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PDARWINISMO SOCIAL É A ANÁLISE SOBRE A SOCIEDADEotoshop

Pesquisas Acadêmicas: PDARWINISMO SOCIAL É A ANÁLISE SOBRE A SOCIEDADEotoshop. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2013  •  1.376 Palavras (6 Páginas)  •  497 Visualizações

Página 1 de 6

DARWINISMO SOCIAL É A ANÁLISE SOBRE A SOCIEDADE

O Darwinismo social é um dos elementos metodológicos da tríade conceitual positivista, juntamente com o organicismo e o evolucionismo. O termo “darwinismo social” foi popularizado em 1944 pelo historiador americano Richard Hofstadter e geralmente tem sido usado mais pelos críticos do que por defensores do que o termo supostamente representa. Para Allan Johnson o Darwinismo Social, pode ser compreendido como uma adaptação feita no século XIX da teoria da evolução de Charles Darwin, é uma explicação teórica da vida social humana em geral e da desigualdade social em particular. Da forma exposta por Hebert Spencer na Grã-Bretanha e, em maior extensão, por William Graham Summer nos Estados Unidos, o desenvolvimento das sociedades assemelha-se à evolução natural com competição entre vários grupos (raciais, étnicos, de classe etc.), fornecendo a dinâmica necessária para que a sociedade progrida através da vitória de grupos superiores sobre os inferiores e menos “aptos”. No tocante à desigualdade social, o darwinismo social atribuía a brecha entre ricos e pobres principalmente a maior “aptidão” dos primeiros para sobreviver e prosperar. Tal teorização possui incongruências profundas e goza de pouca credibilidade entre os modernos cientistas sociais.

A ORIGEM DAS ESPÉCIES (Charles Darwin)As teorizações de Charles Darwin influenciou muito as formulações do darwinismo social, através da teoria da seleção natural Darwin explicou a diversidade de espécies através da evolução dos seres vivos. Com a teoria da evolução diversos cientistas criaram correntes teóricas que defendiam a tese das diferenças raciais entre os seres humanos, da importância de um controle sobre a demografia humana, da possível inferioridade dos povos negros, principalmente no que se refere a inteligência, e a alta taxa de criminalidade e o combate contra a miscigenação.

Um conjunto de pensadores atribuem a fonte do darwinismo social ao próprio Darwin, que na sua obra: A Origem do Homem, havia aplicado o sua teoria ao mundo social. Nesta obra, Darwin ocupa-se da evolução humana e ao fazê-lo aplica os mesmos critérios que utiliza em A Origem das Espécies. Entretanto, foi Herbert Spencer o autor que popularizou a idéia de que grupos e sociedades evoluem através do conflito e da competição. De acordo com esse pensamento, existiriam características biológicas e sociais que determinariam que uma pessoa é superior à outra e, que, as pessoas que se enquadrassem nesses critérios seriam as mais aptas. Geralmente, alguns padrões determinados como indícios de superioridade em um ser humano seriam o maior poder aquisitivo; a maior habilidade nas ciências humanas e exatas e a raça da qual ela faz parte.

O Darwinismo Social foi empregado para tentar explicar a pobreza pós-revolução industrial sugerindo que os que estavam pobres eram os menos aptos (segundo a teoria de Darwin). Durante o século XIX as potências européias também usaram o Darwinismo Social como justificação para o Imperialismo europeu.

ATIVIDADE DE REFLEXÃO

[Na contra mão do óbvio]

A partir das discussões em sala de aula e de seu entendimento sobre Darwinismo Social, elabore um texto dissertativo focalizando uma crítica atualizada sobre a política de cotas em relação aos negros e afro descendentes nas universidades públicas brasileiras. Observe atentamente para o teor ultrapassado do Darwinismo Social e emita seu parecer crítico sobre estes pontos polêmicos. Realize também uma leitura da situação econômica e cultural dos negros e afro descendentes tendo em vista a contra critica ao Darwinismo.

darwinismo social

O darwinismo social, decorrente das teorias evolucionistas de Darwin e de Spencer, considera que o conflito e a seleçãonatural dos mais aptos são condições da progressão social. Trata-se de aplicar ao mundo social os princípios de lutapela vida e pela sobrevivência dos melhores das sociedades animais, defendidos pela corrente evolucionista. Acompetição relativa à luta das espécies prolonga-se, assim, na vida social, explicando a mudança e a evolução daspróprias sociedades.

O evolucionismo de Spencer é cauteloso, na medida em que o autor adverte que a evolução depende de "condiçõesdiversas" que a favorecem ou inibem (relações do sistema social com o seu meio ambiente, dimensão da sociedade,diversidade, etc.). Spencer considera, igualmente, que os determinismos sociais são demasiado complexos; os indivíduostêm tendência a adaptar-se ao sistema social a que pertencem, do mesmo modo que as atitudes dos indivíduos facilitamou inibem o aparecimento de determinado tipo social (o tipo "militar" ou o tipo "industrial", por exemplo).

O darwinismo social tornou-se um argumento a favor do individualismo económico e político, contra o intervencionismodo Estado. Segundo Spencer, o Estado só deve, através do Direito, estabelecer as regras do mercado. Por sua vez,Durkheim, que segue o modelo evolutivo do darwinismo social, dando conta de tendências evolutivas na sociedade,considera (na sua obra A divisão do trabalho social) que o desenvolvimento do individualismo - que é uma consequênciada complexidade crescente da divisão do trabalho - é um aspeto fundamental na passagem das sociedades tradicionaisàs sociedades modernas.

Teoria Da Evolução Das Espécies Por Charles Darwin

Biografia de Charles Darwin

Charles Robert Darwin foi um naturalista britânico que obteve grande prestígio e fama ao convencer a comunidade científica da ocorrência da evolução e propor uma teoria para explicar como ela se dá por meio da selecção natural.

Infância

Charles Darwin nasceu no dia 12 de Fevereiro (actual dia de Darwin) de 1809 na pequena cidade de Shrewsbury, Inglaterra. Pertencente à abastada família Darwin-Wedgood, foi o

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.4 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com