TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE AÇÃO CMRRM

Por:   •  18/2/2019  •  Projeto de pesquisa  •  636 Palavras (3 Páginas)  •  131 Visualizações

Página 1 de 3

Fotografia na aprendizagem: UMA OLHAR FOTOGRÁFICO NA LEITURA

Programa Escolas Conectadas | Fundação Telefônica | 2018

Projeto - OLHAR FOTOGRÁFICO NA LEITURA

Ano/série/disciplina

5º ano do Ensino Fundamental I - Língua Portuguesa/Artes

Objetivos principais da proposta:

Despertar o interesse pela leitura, a partir do olhar fotográfico dos alunos em diversos momentos do projeto.

Como o tema e/ou a prática da fotografia serão abordados?

O Olhar fotográfico na leitura é a percepção visual do aluno utilizando os diversos momentos que ocorrerão a inserção da leitura no seu cotidiano escolar e extra-escolar. Ou seja, no momento que acontece a leitura os alunos estarão registrado fotograficamente para a percepção desse momentos em diversos lugares como na sala de aula, biblioteca, corredores e em sua casa. Assim, queremos que o ato de fotografar constitua-se uma construção no desenvolvimento das competências e habilidades no ato de ler e na construção de sua própria vida.

Tempo estimado de aplicação

10 aulas com duração de 1 horas cada.

1⁰ AULA: A cotação de História como discurso.

Relação do ato de contar histórias para as crianças está presente em todas as culturas, letrada ou não letrada, desde os primórdios da humanidade. Toda criança gosta de ouvir histórias. No espaço educacional a prática de contação de histórias- Fotografar os aspectos da turma no comparative de imagens- os movimentos e de cima para baixo.   

         

2⁰ AULA: Cotação de História dramatizada. Relação de Organização da sala de aula ou outro espaço da escola para a contação de histórias de modo a torná-la agradável, proporcionando momentos mágicos de leitura, utilizando a fotografia  O ângulo ‘Contra-Plongée’ (de baixo para cima) para registro desse momento.

             

3⁰ AULA: Cotação de história através de fantoches e Histórias em slides. Um olhar fotográfico através da utilização do instrumento de perspectiva observando na turma a visão diagonais e linhas convergentes.

                 

4⁰ AULA:  Cotação de histórias efeitos sombras. No processo de captura das imagens de sombras levando em consideração a seu olhar fotográfico e sua percepção do mundo ao seu redor.

Aula prática: Fotografar os movimentos sombras durante o processo de cotação da história e posteriormente exibição das fotografias.

5⁰ AULA: Cotação de histórias- A partir da leituras do alunos.

Aula prática: Um olhar fotográfico de exposição sobre as imagem captadas durante a cotação de história.

6º AULA: Cotação de História e fotografar a análise de cenários apresentados durante a exibição de cotação de histórias pelos alunos e pais.

7º AULA: Explorando a leitura na biblioteca escolar com um olhar fotográfico utilizando o contraluz na posição dos alunos e materiais da biblioteca.

8º AULA: Exploração do cantinho do trânsito, utilizando um olhar fotográfico pela criação de slideshows para apresentação do material sobre a sinalização do trânsito.

 

9⁰ AULA: Relação das leituras realizadas e o olhar fotográfico registrado durante o projeto.

10⁰ AULA: Culminância do projeto: Montagem e exposição das fotografias na quadra da escola.

Recursos necessários:

Sala de aula, livros infanto-juvenil; biblioteca; lençol; máquina fotográfica ou qualquer celular com câmara; quadra de esporte, arame e outros.

Tecnologias digitais necessárias:

Uso da rede social Facebook; Whatsapp;

Datashow, computadores e

Notebooks.

Parâmetros de avaliação:

Durante as atividades desenvolvidas diariamente, com um quadro de registro da aprendizagem para cada aluno, de modo a poder acompanhar os avanços de cada um, com relação às habilidades de leitura e fotografias trabalhadas na sala.

Como o projeto será socializado?

O projeto terá como ponto de culminância a exposição fotográfica na quadra da escola, contando com a participação de toda a comunidade escolar.

Referências:

BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Diretoria de Apoio à Gestão Educacional. Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa: currículo na alfabetização: concepções e princípios. Brasília: MEC, SEB, 2012, p. 39

https://comunidade.escolasconectadas.org.br/mod/book/view.php?id=546. Acesso em: 30 set. 2018

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)   pdf (166 Kb)   docx (16.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com