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POPPER

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Por:   •  20/8/2014  •  Tese  •  716 Palavras (3 Páginas)  •  295 Visualizações

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3. POPPER

As idéias centrais da epistemologia de Karl Popper (1902-1994) podem ser

sintetizadas no racionalismo crítico, o conhecimento científico entendido como uma

construção do homem; na refutabilidade como critério de demarcação entre o

discurso científico 3. POPPER

As idéias centrais da epistemologia de Karl Popper (1902-1994) podem ser

sintetizadas no racionalismo crítico, o conhecimento científico entendido como uma

e outros tipos de conhecimento; e na sua concepção inovadora do

método científico.

A idéia vigente até então era de que a ciência se distingue da pseudociência

pelo uso do método empírico, que é um método indutivo, e cujo critério de

demarcação era o da verificabilidade. Os indutivistas acreditavam que é possível

deduzir as teorias científicas de proposições simples que descrevem estados de

coisas, que em princípio podem ser estabelecidas ou rejeitadas pela observação, ou

seja, o conhecimento oriundo da observação.

Popper critica o método da verificabilidade e procura demonstrar que:

“o conceito positivista de «significado» ou «sentido» (ou de verificabilidade,

confirmabilidade indutiva, etc) não é apropriado para realizar a demarcação

entre ciência e metafísica, simplesmente porque a metafísica não é

necessariamente carente de sentido, embora não seja uma ciência”.

Para Popper:

“A história da ciência, como a história de todas as idéias humanas, é feita de

sonhos irresponsáveis, de erros e de obstinação. Mas a ciência é uma das

poucas atividades humanas – talvez a única – em que os erros são criticados

sistematicamente (e com freqüência corrigidos). Por isso podemos dizer que,

no campo da ciência, aprendemos muitas vezes com nossos erros.

4. KUHN

Falar em Thomas S. Kuhn (1922-1996) significa falar de conceitos como:

ciência normal, revoluções científicas, paradigma, incomensurabilidade entre outros.

Ciência Normal, para Kuhn, significa o período de pesquisa baseada em

realizações que são reconhecidas durante algum tempo por alguma comunidade

científica como fornecedoras dos fundamentos para a sua prática científica.

Essas realizações passadas, normalmente reunidas em livros ou manuais,

definem os problemas, as crenças, os valores e os métodos legítimos de um dado

campo de pesquisa que são partilhados por uma comunidade e constituem o que

Kuhn conceitua como paradigma. Se um determinado grupo de cientistas

compartilha o mesmo paradigma significa que todos os seus membros estão

comprometidos com as mesmas regras e padrões no seu fazer científico.

Utilizando o exemplo específico da Óptica Física, Kuhn demonstra que o

conceito de luz antes entendida como movimento ondulatório passa, a partir do

início do século XX,

Os problemas teóricos da ciência normal, em parte, consistem em usar a

teoria existente para prever “informações factuais de valor intrínseco” com o objetivo

de se

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