TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Transformações em processos relacionados à gestão humana

Seminário: Transformações em processos relacionados à gestão humana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  23/4/2014  •  Seminário  •  2.601 Palavras (11 Páginas)  •  250 Visualizações

Página 1 de 11

Universidade Anhanguera – UNIDERP

Centro de Educação a Distância

Curso Superior Tecnologia em Recursos Humanos

Gestão de Pessoas

Solange Aparecida de Oliveira – 6784401534

SOROCABA/ SP

Abril/2014

SUMÁRIO

Sumário -------------------------------------- 3

Introdução ----------------------------------- 4

Etapa 1 --------------------------------------- 5

Etapa 2 --------------------------------------- 7

Etapa 3 --------------------------------------- 9

Etapa 4 -------------------------------------- 12

Conclusão ---------------------------------- 13

Referências Bibliográficas--------------- 14

INTRODUÇÃO

O presente trabalho tem por objetivo mostrar as transformações nos processos que envolvem a Gestão de Pessoas. Detalhar o modelo de gestão de uma empresa, identificar os fatores negativos e positivos. Fazer uma análise do que é preciso para que a área de Recursos Humanos possa desempenhar bem seu papel dentro da organização. Elaborar plano de ação, para melhora do processo. Demonstrar de forma clara o processo de motivar bem as pessoas propiciando um ambiente de trabalho melhor.

Etapa 01

Gestão de pessoas

A Moderna Gestão de Pessoas tem por definição a soma das políticas e as práticas para mobilizar e utilizar as pessoas em suas atividades dentro da organização, constituindo assim a vantagem competitiva das organizações. As atividades do processo de gestão de pessoas presente no cotidiano englobam a descrição e análise de cargos; planejamento de RH; recrutamento e seleção; integração de novos funcionários; avaliação do desempenho; remuneração, treinamento e desenvolvimento das pessoas; relações sindicais e segurança, saúde e bem-estar e relações com empregados.

Hoje em dia as organizações bem estruturas com visão de crescimento e desenvolvimento investem principalmente nos empregados, pois vem gerindo capital humano e assim gerar diferenciais competitivos, entretanto todo conhecimento precisa estar focado e direcionado para o resultado. Dessa forma o departamento de RH tem a função de permitir a colaboração de seus funcionários com o intuito de alcançar os objetivos da empresa. Esses objetivos são: Ajudar a organização a realizar sua missão, proporcionar competitividade à organização, proporcionar à organização empregados bem treinados e bem motivados, aumentar a auto- atualização e a satisfação dos empregados no trabalho, desenvolver e manter a qualidade de vida no trabalho, administrar mudança e manter políticas éticas e comportamento socialmente responsável.

As organizações são formadas por indivíduos que devem alcançar determinados objetivos que, em ação individual isolada, não conseguiriam alcançar. A cooperação entre esses indivíduos é essencial para a existência da organização

Mudanças Organizacionais

Junto com o século XX as grandes mudanças e transformações influenciaram as organizações e seu comportamento. Com a velocidade das informações as coisas acontecem muito rapidamente e quando o cenário muda tudo muda. A pressão originada pelo mercado exige mudanças constantemente para as empresas a fim de se manterem no mercado competitivo. Para isso é necessário a adaptação geral dos funcionários cujo impacto acontece diretamente nos trabalhadores. Devido essas mudanças, as organizações buscam hoje bem mais que recursos de produção, investem em pessoas. Dá mais valor ao conhecimento e potencial das mesmas, desenvolve carreiras onde retém melhores profissionais e investem no capital intelectual. Acreditam que dentro da organização, quem participa provavelmente traz novas ideias e traz junto solução e oportunidade de gerar resultado. Quanto mais a organização investe em seus funcionários, mais enriquece e aumenta a mobilidade potencial das pessoas.

Fazendo comparação a Era Industrial cujo modelo de negócios baseava no capital financeiro e a organização transformava seu dinheiro em ativos fixos, havia apenas um administrador para os ativos. O executivo, por sua vez, contratava operários para operarem as máquinas. No filme “Tempos Modernos” de Charles Chaplin retrata bem a vida na sociedade industrial que caracterizava pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. O funcionário não podia “pensar”, ele era quase uma extensão da máquina. O modelo de industrialização onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas ideias. Nos primeiros anos da década de 30, a crise se refletia por todo mundo capitalista. Nessa Era também os trabalhadores nunca tinham possibilidades de oportunidades dentro da empresa.

Atualmente a alta competitividade do mercado exige das organizações empresariais alto nível de desenvolvimento, conhecimento e tecnologia, quanto mais conhecimento agregado ao produto ou processo produtivo, maior o lucro, critérios que independem do ramo de atividade e dependem diretamente da participação ativa de profissionais qualificados e capacitados que só se torna possível com a aplicação da gestão adequada dos recursos humanos e das pessoas.

Mesmo em tempos modernos, gerir pessoas e recursos humanos de forma competente e adequada, ainda representa um grande paradigma cultural.

A qualidade da gestão está atrelada fundamentalmente à segurança, ao bem estar, a qualidade de vida e a manutenção da saúde do trabalhador, que influi na eficácia e eficiência do produto ou serviço.

Longas jornadas de trabalho, atividades repetitivas e atenuantes, exposição a agentes agressivos e riscos ambientais, são alguns dos fatores que interferem negativamente na qualidade da gestão de pessoas e na gestão

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com