TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Para você, que o futuro do Brasil?

Seminário: Para você, que o futuro do Brasil?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/11/2013  •  Seminário  •  380 Palavras (2 Páginas)  •  288 Visualizações

Página 1 de 2

Pra você qual é o futuro do Brasil? Quando pensamos no futuro, pensamos: o que falta para o Brasil transformar o presente e o futuro? O que esperar da nossa futura geração?

Na estrada para um país de primero mundo, um atalho seguro: a educação, só traz incertezas por enquanto. A educação é considerada a principal garantia de conquista de liberdade e igualdade de oportunidade a todos os cidadãos independentemente de sexo, etnia ou classe social. Mas, a diferença entre a qualidade do ensino público e privado ainda é uma grande barreira para se vencer a desigualdade. Os principais instrumentos de avaliação da qualidade do ensino no Brasil demonstram que existe uma enorme diferença entre o ensino público e o privado em todos os estados. No Programa Internacional de Avaliação de Alunos (PISA), que avalia o desempenho de alunos na faixa dos 15 anos a cada três anos, e produz indicadores sobre a efetividade dos sistemas educacionais, o Brasil ficou em 55º lugar entre os 65 países avaliados. Ao considerar a média das escolas privadas, o Brasil estaria em 18º lugar. Como mais de 80% dos alunos do Ensino Fundamental e Médio estão nas escolas públicas, a pontuação coloca o país entre os últimos colocados.

Segundo o socióllogo Simon Schwartzman "As escolas privadas têm uma séries de vantagens. Podem escolher o aluno, tirar o indisciplinado, tem uma direção com mais autonomia. Nas escolas públicas isso é mais rígido. Ou seja: se uma escola privada tiver interesse em melhores resultados, dá para trabalhar para isso. Em uma publica é mais difícil."

Talvez os alunos de escolas públicas muitas vezes marginalizados acabam por acreditar serem incapazes, talvez os profissionais que trabalham com esses alunos não sejam capazes de sensibilizar esses alunos de que eles são tão capazes quanto os alunos de escolas particulares, talvez o próprio Governo não tenha o interesse de que as pessoas mais carentes tornem-se cidadão críticos e que passem a cobrar seus direitos

Acreditamos que temos de fazer algo para mudar essa realidade, sabemos que não é fácil e que os próprios profissionais que já atuam há um bom tempo com o ensino não acreditem nessa mudança. Mas, nós que estamos chegando agora temos a responsabilidade de fazer algo para fazer uma reviravolta na educação pública, depende apenas de nossa vontade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com