TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brasil: Cenário atual e futuro

Por:   •  15/12/2015  •  Dissertação  •  433 Palavras (2 Páginas)  •  334 Visualizações

Página 1 de 2

Brasil, cenário atual e futuro.

O ano de 2015 vem sendo marcado pelos grandes desafios e incertezas que vem sendo impostos a sociedade, a crise econômica e política está causando uma grave desaceleração do país, causando diversos problemas como a alta da inflação, disparada dos preços, alta do dólar e aumento de impostos e tributos.

O mundo globalizado influenciou diretamente na alavancagem dessa crise, o Brasil viu seu maior comprador, a China passar por algumas dificuldades, e acabou tendo os seus negócios internos rapidamente afetados.

A crise no Brasil teve seu início no ano de 2004, porém, por incentivos do governo e uma maior interligação entre os países, o Brasil conseguiu se equilibrar razoavelmente bem até o início deste ano, onde há um início de recessão depois de consecutivos anos de crescimento

A corrupção fez com que o Brasil expusesse o nome da Petrobras, que é a maior empresa da América Latina em extração de petróleo e o orgulho do país, ao mundo, causando uma grande desvalorização de seu valor no mercado. As operações da Lava jato, estão expondo a realidade em que o país está submetido onde mais de 6 bilhões foram roubados de seus cofres por uma grande maioria de políticos.

Todos esses acontecimentos expuseram a sociedade a uma indignação com a política, levando o governo brasileiro a se sentir ameaçado, que tenta criar políticas de aumento de impostos e até mesmo da volta da cpmf para suprir seus gastos que estão girando em 30 bilhões de reais de déficit.

Muitos desses fatores levaram a desvalorização da moeda Brasileira, levando o dólar a chegar a histórica marca de R$4,15, causando diversos problemas principalmente para nós que importamos muitos produtos de fora do país.

Eu acredito que o país irá conseguir se reerguer e mostrar ao mundo a nossa importância, mas isso tende a começar por nós mesmos, o brasileiro em sí está muito desacreditado no próprio país, e essa imagem acaba se transmitindo mal para os outros países, gerando desconfiança dos países externos.

Talvez a ideia de que nós deixássemos de sermos um país exportador de commodities, e nos preocupássemos mais em investir em solo nacional alavancaria o Brasil como uma grande potência mundial, pois nós temos um extenso solo fértil, mão de obra, e a matéria prima, porém deixamos que tudo isso passe por nós praticamente despercebido ou até mesmo por motivos políticos.

O Brasil tem tudo para sair da crise melhor do que no momento em que entrou, este é o momento de reconhecer os erros e de realmente mudarmos o futuro do nosso país, pois quem define se as dificuldades foram boas ou ruins somos nós.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)   pdf (43.7 Kb)   docx (10.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com