TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia

Pesquisas Acadêmicas: Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  1.703 Palavras (7 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 7

Behaviorismo: John B. Watson

Esta teoria teve início em 1913, com um manifesto criado por John B. Watson – “A Psicologia como um comportamentista a vê“. Nele o autor defende que a psicologia não deveria estudar processos internos da mente, mas sim o comportamento, pois este é visível e, portanto, passível de observação por uma ciência positivista. Nesta época vigorava o modelo behaviorista de S-R, ou seja, de resposta a um estímulo, motor gerador do comportamento humano. Watson é conhecido como o pai do Behaviorismo Metodológico ou Clássico, que crê ser possível prever e controlar toda a conduta humana, com base no estudo do meio em que o indivíduo vive e nas teorias do russo Ivan Pavlov sobre o condicionamento – a conhecida experiência com o cachorro, que saliva ao ver comida, mas também ao mínimo sinal, som ou gesto que lembre a chegada de sua refeição

Como se processa a aprendizagem segundo o Behaviorismo?

O Behaviorismo apresenta uma teoria de aprendizagem, de orientação empirista, que diz que o conhecimento é baseado nas experiências, da capacidade de associação entre estímulos determinantes de comportamentos. Segundo o Behaviorismo, a aprendizagem é processada a partir da Teoria SSR estímulo /resposta/ reforço, na qual a Repetição é tida como forma de fixação.

Para Skinner, o aprendizado lingüístico era semelhante a qualquer outro aprendizado, lingüístico ou não, resultando de uma associação pela experiência conduzida por um ato de reforço e privação de origem externa ao indivíduo. Na aquisição de linguagem essa concepção de aprendizagem determina a repetição como forma de fixação, já que a mente seria incapaz de racionalizar.

O que o professor ensina ?

O professor ensina de maneira que ele fique livre para conduzir a sua aula sem interferência ou contradições ao seu planejamento, mas a disciplina em sala de aula fica difícil, porque o aluno torna-se desmotivado, pois o conteúdo geralmente não faz sentido para sua vida. A aprendizagem se torna complicada. Esse tipo de abordagem é mais fácil para o professor por não ter o retorno ou crítica do aluno e é muito utilizado em classes com número alto de alunos, onde se torna difícil o planejamento de um programa que atenda às necessidades individuais dos alunos.

O que aluno aprende?

Na teoria behaviorista o aprendiz desempenha um papel passivo frente à aprendizagem, deixando para o professor todas as decisões em sala de aula. Ele é apenas um receptor que só precisa responder ou repetir o que o professor solicitar.

Gestald : Chrinstiam von Ehrenfels

A Psicologia da Gestalt é uma teoria coerente dentro da história da Psicologia.

Desenvolvida por Chrinstiam von Ehrenfels, filósofo e psicólogo, a Psicologia da Gestalt estuda as sensações (dado psicológico) de espaço-forma e tempo-forma (o dado físico).

As bases dessa teoria psicológica foram estruturadas a partir desses estudos, que estabeleciam a forma e sua percepção, por Max Wertheimer, Wolfgang Köhler e Kurt Koffka.

A Teoria da Gestalt estuda a percepção e a sensação do movimento, os processos psicológicos envolvidos diante de um estímulo e como este é percebido pelo sujeito.

Como se processa a aprendizagem segundo o Gestald?

Em contraste com o "insight" da Gestalt encontra-se o conceito de ensino e erro dos conexionistas. O aprendiz experimenta a resposta certa ao acaso, enquanto que na Gestalt, o aprendiz reage a um padrão, ou melhor à situação total.

A aprendizagem é um processo ativo, inteligente e global, conceitua uma aquisição de "estruturas", e de "formas" implicando sempre discernimento, compreensão da situação.

O que o professor ensina ?

Os principios da Gestalt levaram os educadores a modificar as técnicas de trabalho, pela organização dos materiais e as atividades dos educandos em unidades mais amplas ou segundo os termos gestaltistas em significados

Oque o Aluno Aprende ?

O processo de aprendizagem é que não consiste numa simples aquisição de respostas mecânicas ou num simples resultado de ensaio e erro, mas sim num processo ativo, inteligente e global de ensino e aprendiagem. um aluno mais inteligente, isto é, com um nível mental mais alto, tem mais facilidade para o "insight", como, também, tende a obter maior sucesso com formas de aprendizagem mais complexas; as experiências passadas aumenta a probabilidade para o aprendiz alcançar o "insight", mas não garante a solução, ela na realidade apenas facilita a compreensão de uma nova situação, mas não resolve o problema; o "insight" só é possivel se a situação de aprendizagem for conduzida de modo que seus aspectos essenciais possibilitam a retrospectiva abstração

Psicanálise : Sigmund Freud

A teoria psicanalítica está sintetizada essencialmente em três publicações: Interpretação dos Sonhos, de 1900; Psicopatologia da Vida Cotidiana”, que contém os primeiros princípios da Psicanálise; e “Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade”, na qual estão os esboços básicos desta doutrina. No atendimento clínico, o paciente, em repouso, é estimulado a verbalizar tudo que brota em sua mente – sonhos, desejos, fantasias, expectativas, bem como as lembranças da infância. Cabe ao psicanalista ouvir e interferir apenas quando julgar necessário, assim que perceber uma ocasião de ajudar o analisando a trazer para a consciência seus desejos reprimidos, deduzidos a partir da livre associação. No geral, o analista deve se manter imparcial.

Como se processa a aprendizagem segundo o Freud ?

Para Freud, a paixão pelo saber origina-se da curiosidade infantil sobre sua origem. DE ONDE VIEMOS? “Qual é a minha origem em relação ao desejo de vocês?” PARA ONDE VAMOS? “Por que me puseram no mundo, para atender a quais expectativas e esperando que eu me torne o quê?”

E a pergunta: de onde viemos e para onde vamos o que tem a ver com o aprender? Acontece que esse lugar sexual é situado, a princípio, em relação aos pais. Assim, as perguntas sobre a origem das coisas estariam na base das investigações sexuais infantis.

“ A criança que pergunta por que chove e, por que existe noite e dia, por que... e todo o resto, responde Freud, está na verdade interessada em dois porquês fundamentais: porque

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.9 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com