TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pedagogia Montessoriana

Artigos Científicos: Pedagogia Montessoriana. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/4/2014  •  412 Palavras (2 Páginas)  •  397 Visualizações

Página 1 de 2

• A pedagogia montessoriana objetiva a ajuda ao desenvolvimento normal do individuo, e não a transmissão de conhecimento.

Sendo que o ambiente deve ter objetos coloridos, simples e práticos que facilite a atividade infantil, onde a ação do adulto seja minimizada.

• Os objetos se convertem em ‘agentes estimuladores de sua própria atividade’.

Um dos pontos que difere o metodo montessoriano do método tradicional é a utilização de objetos para uma aprendizagem didática onde a criança se descobre e é instigada ao conhecimento da coisa e sua função, fazendo com que a professora tenha um papel de estimular sua própria atividade.

• Montessori destaca a imensa dificuldade enfrentada pelas professoras que atuam nos moldes tradicionais, para adaptar-se ao seu método de ensino.

É essencial o preparo da mestra para não remeter a uma criança um objeto que seja inferior a sua capacidade, causando assim um esfriamento em seu primeiro entusiasmo infantil.

• Quando uma criança se auto-educa e o próprio material lhe indica seus erros, resta à mestra observar e dirigir a atividade psíquica das crianças e o seu desenvolvimento fisiológico, tal concepção justifica sua preferência pelo termo ‘diretora’, em substituição ao ‘professora’.

• Outro aspecto de grande relevo no método montessoriano relaciona-se à ordenação do ambiente.

No ambiente educacional existe um exemplar de cada objeto disponível às crinaças, assim quando elas utilização o material as próprias devem limpa-los, organiza-lo e devolver cada um em seu devido lugar. Dessa forma é estimulada a organização, disciplina, paciência e elimina a competição. Pois na escolha de cada criança há um tempo particular para se desenvolver na relação com o objeto fazendo com que se outro colega desperta o interesse pelo mesmo objeto terá que esperá-lo.

• De acordo com a autora, sob seu método, ao contrário, não há necessidade de limitar o numero de alunos por classe, ou de disponibilizar uma quantidade enorme de material, e, tampouco, de recorrer a profissionais altamente preparados. O que lhe cabe é aplicar bem a arte de eliminar-se, e não obstaculizar o crescimento da criança em suas múltiplas atividades (MONTESSORI, 1965:P. 49-50)

• Montessori propôs que as atividades escolares fundadas em elementos culturais fossem analisadas e decompostas nos vários fundamentos psicológicos e fisiológico, de modo que, progressivamente, a criança estivesse preparada para construções mais elaboradas.

“A escola primaria do provir receberá crianças como as nossas que saberão vestir-se, despir-se, lavar-se, que conhecerão as regras da correção nos modos e estarão sobejamente disciplinadas, e me atrevo a dizer que estarão disciplinadas porque foram educadas com liberdade” (MONTESSORI, 1937: p. 269).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com