TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Pedagóco Medieval

Trabalho Universitário: Pensamento Pedagóco Medieval. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/5/2014  •  770 Palavras (4 Páginas)  •  531 Visualizações

Página 1 de 4

O PENSAMENTO PEDAGÓGICO MEDIEVAL

1. Qual a relação entre religião e educação na Idade Média?

No período medieval a educação era desenvolvida em estreita simbiose com a igreja, com a fé cristã e com as instituições eclesiásticas que eram as únicas delegadas (com as corporações do plano profissional) a educar. Da igreja partiram os modelos educativos e as práticas de formação, organizaram-se as instituições e programavam-se as intervenções, como também nela se discutiam tanto as práticas como os modelos. Práticas e modelos para o povo e práticas e modelos para as classes altas.

2. O que era o Monasticismo?

Era a prática da abdicação (renúncia) dos objetivos comuns dos homens em prol da prática religiosa. Várias religiões têm elementos monásticos, embora usando expressões diferentes: budismo, cristianismo, hinduísmo, e islamismo. Assim, os indivíduos que praticam o monasticismo são classificados como monges (no caso dos homens) e monjas (no caso das mulheres). Ambos podem ser referidos como monásticos e, por norma, vivem na chamada clausura monástica.

3. Qual a importância do monasticismo na educação medieval?

As escolas monásticas visavam inicialmente, apenas a formação de futuros monges. Funcionando de inicio apenas em regime de internato, essas escolas abriram mais tarde escolas externas com o proposito da formação de leigos cultos (Filhos dos reis e os servidores também).

O programa de ensino era de inicio muito elementar - aprender a ler e escrever, conhecer a bíblia (se possível de cor), canto e um pouco de aritmética – foi se enriquecendo de forma a incluir o latim, gramática, retórica e dialética.

4. Como era o sistema de ensino na época de Carlos Magno?

Para unificar e fortalecer o seu império, Carlos Magno decidiu executar uma reforma na educação. O monge inglês Alcuíno elaborou um projeto de desenvolvimento escolar que buscou reviver o saber clássico estabelecendo os programas de estudo a partir das sete artes liberais: o trivium, ou ensino literário (gramática, retórica e dialética) e o quadrivium, ou ensino científico (aritmética, geometria, astronomia e música). A partir do ano787, foram emanados decretos que recomendavam, em todo o império, a restauração de antigas escolas e a fundação de novas. Institucionalmente, essas novas escolas podiam ser monacais, sob a responsabilidade dos mosteiros; catedrais, junto à sede dos bispados; epalatinas, junto às cortes.

Essa reforma ajudou a preparar o caminho para o Renascimento do Século XII. O ensino da dialética (ou lógica) foi fazendo renascer o interesse pela indagação especulativa, dessa semente surgiria mais tarde a filosofia cristã da escolástica (método de pensamento crítico); e nos séculos XII e XIII, muitas das escolas que haviam sido fundadas nesse período, especialmente as escolas catedrais, ganharam a forma de universidades medievais.

5. Qual a base do ensino muçulmano?

O Alcorão é colocado como livro comum a todo o verdadeiro seguidor do Islã, além do reconhecimento de Alá como o único deus verdadeiro, os muçulmanos ainda devem obedecer a outros importantes pontos que sustentam o islamismo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com