TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento político medieval

Tese: Pensamento político medieval. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/5/2014  •  Tese  •  791 Palavras (4 Páginas)  •  461 Visualizações

Página 1 de 4

O Pensamento Político Medieval

(Baseado nas obras de Maria Lúcia de Arruda Aranha, Maria Helena Pires Martins)

 Idade Média – mil anos (476 a 1455).

 A tendência da política normativa, típica da concepção grega, prevalece tanto na Antigüidade romana quanto na teoria política medieval, quando ainda se busca definir as virtudes do governante justo e bom.

 As influências de Platão e Aristóteles no terreno da reflexão política foram marcantes tanto na Antigüidade como na Idade Média.

 A Alta Idade Média, período que sucedeu à queda do Império, é caracterizada por um estado de desagregação da antiga ordem e pela divisão do Império em diversos reinos bárbaros.

 Desde o final do Império Romano, quando o cristianismo se tornara a religião oficial, estabelece-se a ligação entre Estado e Igreja, pois esta legitima o poder do Estado, atribuindo-lhe uma origem divina.

 O desejo de unidade de poder, de restauração da antiga unidade perdida, se expressa na difusão do Cristianismo.

 Nesse contexto de extrema fragmentação política e descentralização do poder, a Igreja exerce enorme influência, na medida em que mantém o monopólio do saber.

 De início, os religiosos têm receios quanto à produção dos gregos, por serem eles pagãos, mas com as devidas adaptações e interpretações segundo a fé cristã, o pensamento medieval é fertilizado inicialmente pelo pensamento de Platão e depois pelo de Aristóteles.

 Ao contrário das concepções da Antigüidade, em que a função do Estado é assegurar a vida boa, na Idade Média predomina a concepção negativa de Estado.

 Isto porque o homem teria uma natureza sujeita ao pecado e ao descontrole das paixões, o que exige vigilância constante, cabendo ao Estado intimidar os homens para que ajam retamente.

 Daí podemos observar a estreita ligação entre política e moral, com a exigência de se formar o governante justo, não-tirânico, que, por sua vez, consiga obrigar, muitas vezes pelo medo, à obediência aos princípios da moral cristã.

 Enquanto na Antigüidade greco-romana a política não sofre ingerências religiosas, a Idade Média tem como característica fundamental a influência da Igreja Católica em toda a vida política da sociedade.

 Como conseqüência, as teorias políticas enfatizam a supremacia do poder espiritual sobre o poder temporal (dos reis), e, por isso, toda ação política se acha atrelada à ordem moral cristã.

 Santo Agostinho, no início da idade média (séc. V) e na sua doutrina chamada de agostinismo político, pregava a ligação entre dois planos de existência na vida de cada um: todos têm uma dimensão terrena, que se refere à sua história natural, à moral, às necessidades materiais (tudo que é perecível e temporal); a outra dimensão é a celeste, que corresponde à comunidade dos cristãos, inspirada no amor de Deus e que vive da fé.

 O agostinismo político marca toda a Idade Média e significa o confronto entre o poder do Estado e o da Igreja, considerando a superioridade do poder espiritual sobre o temporal.

 A interferência da Igreja nos assuntos

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com