TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento Medieval

Casos: Pensamento Medieval. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/9/2014  •  613 Palavras (3 Páginas)  •  413 Visualizações

Página 1 de 3

1) Qual a importância da linguagem na história humana?

Primeiro o homem tinha como forma de comunicação, as pinturas nas paredes, ou seja, era uma linguagem não verbal. Isso nos deixou um grande tesouro arqueológico. Esses desenhos foram denominados de pictografia. Após o humano perceber que estava passando a emitir sons e ruídos, aumentou-se a possibilidade de comunicação. Além dos desenhos nas paredes, surgiram à comunicação da linguagem emitida por som e o gesto. Com o passar do tempo surge a escrita. O homem tinha como principal tecnologia a linguagem, e ele a desenvolveu até chegar a escrita. E como ele teria a escrita sem a linguagem?. A linguagem eh sim muito importante para o homem, por que sem ela não teríamos como repassar o que aprendemos a diante.

2) Como explicar que a fé sendo objeto da paixão humana, deve ter fundamentos na ciência e razão? Qual o perigo da fé “cega”?

A fé não se aprova ou demonstra cientificamente, mas testemunha. Se a prova cientifica envolve apenas nossa razão. O testemunho significa estarmos com todo o nosso ser por aquilo q professamos. A fé baseia-se no ouvir e atua na caridade. Chega nos através de outros. Ouvimos dizer o que não vemos. Através da igreja ouvimos a palavra de Deus na palavra humana. A fé tem uma dimensão totalmente humana. É o homem quem crê. O Concilio Vaticano ensina que é um obsequium rationi consetaneum, ou seja, ou seja de alguma maneira corresponde a razão.

A filosofia não se satisfaz com o imediatamente dado, com os fatos externos do mundo ou com a experiência subjetiva interna. Transcende os diferentes campos, enquanto volta seu olhar para o todo de nossa realidade.

A igreja, como fez na antiguidade com a filosofia, devera empenhar-se ao cultivo e uso da tecnociencia para solucionar conflitos sociais, pobreza, falta de justiça e democracia, educação inadequada, mais cuidado com a saúde e produção dos alimentos e diminuir a gradação ambiental. A educação na ciências hoje é um direito e dever de todos, uma necessidade fundamental para assegurar um desenvolvimento sustentável.

Jim Jones nasceu nos Estados Unidos, e em 1959, criou a igreja chamada de “Templo dos Povos“. Ele queria acabar com a segregação racial em lugares públicos, e foi até bem sucedido nesse aspecto. Mas em 1973, algumas pessoas saíram da Igreja e começaram as denúncias sobre a história de suicídio coletivo e até mesmo simulação para tal. O estopim para o suicídio coletivo foi quando o político norte-americano Leo Ryan foi até Jonestown para investigar rumores de abuso por Jim Jones. Super resumo: uma ex integrante da Igreja, alguns repórteres e o próprio Leo Ryan foram assassinados por seguranças de Jim Jones. Quando chegou essa notícia do assassinato, o suicídio coletivo, que já havia sido ensaiado algumas vezes, foi colocado em prática. As pessoas foram orientadas a primeiramente darem o veneno às crianças e depois tomarem. Jim Jones foi encontrado com um tiro na cabeça.

3) Como podemos explicar que em nossa sociedade o senso comum tenha uma maior aceitaçãosocial que o saber científico? Por outro lado, qual o perigo de achar a ciência perfeita?

Senso comum, apesar de ser fruto do pensamento humano, não é a melhor forma

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com