TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pensamento filosófico grecia antiga

Por:   •  7/4/2019  •  Dissertação  •  1.029 Palavras (5 Páginas)  •  184 Visualizações

Página 1 de 5

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE SANTA CATARINA

CENTRO DE CIÊNCIAS da Administração e Socioeconômicas

Disciplina: Metodologia Cientifica e da Pesquisa. Turno: Noturno

Curso de Administração: Pública

Professor Arnaldo José de Lima

Alunos: Frederico Peres Martins de Souza e Harllan Duarte

                                                   

                                                 

                                                             Exercício na biblioteca universitária  

  1. O que se entende por “ciência”? A administração pode ser considerada uma “ciência”?

Se entende por ciência qualquer tipo de conhecimento obtido através de experimentação ou provação por método científico, ciência é todo o conhecimento sistemático, que vem de formas técnicas. A administração pode sim ser considerada uma ciência pois se dá ao fato de que é um conjunto de técnicas sistemáticas para administrar ou gerir uma pessoa ou organização, com o intuito de facilitar, acelerar e melhorar os mais variados processos. Então consideramos administração uma ciência pois todo esse conhecimento utilizado para gerir, é organizado de forma sistemática e vem através de comprovação.

2) O que diferencia a “ciência” de outros tipos de conhecimento? Descreva cada tipo de conhecimento e as características do método científico.

A ciência se diferencia das outras formas de conhecimento pois se baseia na razão e no método científico, se distanciando do conhecimento abstrato advindo da arte ou da fé utilizada no religioso. A ciência é exata, racional, e vem de constante evolução e atualização de seus meios.  Hoje em dia também falamos em outros quatro tipos de conhecimentos, são eles:

Conhecimento Filosófico: Se dá através da junção do método científico com o método empírico, pois se baseia na vivência humana com relação ao meio em que vive, através de experiencias individuais do homem com o espaço. Esse conhecimento se alia ao fator reflexivo do ser humano, que através de suas próprias experiencias tira suas conclusões acerca dos momentos vivenciados.

Conhecimento Religioso: Se dá a partir da fé do homem em algum ser superior (que possui várias interpretações variando por grupo), dispensa comprovação cientifica e explica todos os acontecimentos.

Conhecimento Empírico: Toma por base a vivência humana, senso comum, dispensa a ciência e não apresenta confiabilidade.

Conhecimento Tácico: Também advém do empirismo, porem de cunho mais individual, o homem interagindo com si próprio, formulando suas próprias ideias sem participação de terceiros.

3) Faça citações (direta e/ou indireta) para transcrever conceitos e ideias dos autores pesquisados bem como referencie a obra consultada.

Método é um conjunto de etapas, ordenadamente dispostas, a serem vencidas na investigação da verdade, no estudo de uma ciência ou para alcançar determinado fim. Galliano, pagina 6

 

Técnica é o modo de fazer de forma mais hábil, mais segura, mais perfeita algum tipo de atividade, arte ou ofício. Galliano, pagina 6

 

Um mesmo método permite a utilização de técnicas distintas; entre elas, porém, haverá uma mais adequada do que as demais. Galliano, pagina 8

 

Ciência é, pois, o conhecimento racional, sistemático, exato e verificável da realidade. Por meio da investigação científica o homem reconstitui artificialmente o universo real em sua própria mente. Mas essa reconstituição ainda não é definitiva. A descoberta e a compreensão de fatos quase sempre levam à necessidade de descobrir e compreender novos fatos. E como o resultado das investigações depende dos conhecimentos já adquiridos e de instrumentos capazes de aprofundar a observação, a Ciência está sempre limitada às condições de sua época. Galliano, pagina 16

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)   pdf (51.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com