TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pergunta Filosofia

Ensaio: Pergunta Filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/6/2014  •  Ensaio  •  2.534 Palavras (11 Páginas)  •  284 Visualizações

Página 1 de 11

24- 3,4,6,7,8,9,10

3-Pois na filosofia o sentido de reflexão radical é aquela que busca explicitar os conceitos fundamentais usados em todos os campos do pensar e do agir.

4-a- Se refere a Sócrates, mas também á filosofia. Essa afirmação é a base na qual Sócrates iniciou a tarefa filosófica de pensar sobre os conceitos. Assim como Sócrates a atitude do filósofo não é a de quem sabe de tudo , mas daquele que indaga, questiona tudo o que parece obvio.

b- Se baseia na noção de ironia: questionamento que leva o pensador a reconhecer a superficialidade, incoerência e equivoco de seu conhecimento questionamento que leva o pensador a reelaborar seu pensamento de maneira racional, coerente e profunda

c- O “corromper” seria mudar o pensamento, expandi-lo pra que o jovem não se fechasse e não tivesse um pensamento não-alienado. Seriam a mídia e os políticos.

6-Pode-se pensar no meio social que filosofia não é algo que “dê dinheiro”, que filósofos são contra o mundo e sempre são pessoas que não se contentam com nada indo contra tudo que e imposto e se pensa que o filosofo é uma pessoa que não liga pra nada, isso pode causar revolta, pois estudando começam a perguntar e descobrir a real verdade sendo que isto já foi imposto para mascarar que a filosofia, o estudo traria liberdade, uma mente não-alienada.

7- Em moral, é possível perguntar o que é o bem e o que é o mal, o que são valores, se os valores são imutáveis ou relativos etc. Em política, o que é política; se política é distinta da moral; o que é poder, cidadania, democracia etc.

8-a-Ele se ocupa de estudar os fatos históricos e relata-los para que possam servir de conhecimento para todos.

b- A criação da humanidade, a origem da vida, a ética, o caráter, a verdade, a consciência, a aprendizagem, a natureza humana, a maneira de enxergar o mundo, as relações de sociedade, etc.

9-Pois o filosofo pensa naquilo, perguntando o por quê? Pra que? Das coisas isso seria o abrir a fenda buscar respostas para aquilo que foi imposto sem nenhuma oposição e foi aceito.

10- A filosofia se destaca, no primeiro momento, numa indagação, no momento em que podemos afirmar que a filosofia não se constrói em um processo inacabado ou estabelecido de uma vez por todas, ou por um para outro. No segundo momento, podemos perceber que a filosofia surge no sentido de questionar o saber instituído no qual há “reflexão” a partir da razão, no tocante a arte de retornar ao próprio pensamento; quando há um avanço na busca do conhecer, a arte da “procura”, a partir do diálogo filosófico.

35- 2,3,4,6

2- O estruturalismo explica que o mito possuía uma base lógico-formal sobre algo, imposta a todos os membros de um povo. De tal forma, analisa-se os elementos estruturais de um mito para entender a razão do mesmo.

3-Nessas civilizações tão antigas o mito era componente importante da cultura, mas as instituições religiosas, por se tornarem mais elaboradas, provocaram a separação entre o espaço sagrado dos santuários e o espaço profano da vida cotidiana. Já os mitos remetentes aos povos tribais, as relações eram permanentemente igualitárias.

4- O mito ainda é uma expressão fundamental do viver humano, o ponto de partida para a compreensão do ser. Em outras palavras, tudo o que pensamos q queremos se situa inicialmente no horizonte da imaginação, nos pressupostos místicos, cujo sentido existencial serve de base para todo trabalho posterior da razão.

6-a-Sim e não, pois a comoção pela morte da criança geraria revolta fazendo com que a todo o momento se atormentasse aos responsáveis, porem essa revolta poderia gerar grande violência, o que não aconteceu no caso das Erínias.

b- O caso do homem que matou sua namorada por ciúmes, gerou muita indignação popular.

53- 1,6,7

1- A ação instintiva seria a ação, mais como reação a algo ou alguém, seu instinto no momento, “de uma vez, sem pensar em nada”. Já a inteligente seria o pensar antes de agir, ao pensando não no “impulso” “no calor do momento”.

Ex: Alguém bate em você ou te ofende: a) por impulso, instinto você revidaria da mesma forma sem pensar nas consequências. B) você para, pensa e vê que revidar da mesma forma não adiantaria só geraria mais graves consequências.

6- Pois ao mesmo tempo em que o homem é fruto biológico, com todo o corpo e tudo que se vem do natural (O genoma humano, todo DNA, capacidade de reproduzir, viver em um local, se adaptar e etc.) e também fruto dos avanços “fabricados” do mundo ( tecnologias, novos modos de viver e etc).

7-a- Por ser um sistema aberto e inclusivo, a democracia permite a participação de vários setores da sociedade, que juntos constroem novas relações e formas de comunicação. Essas ligações são feitas cotidianamente, daí o autor propor a ideia de revolução silenciosa, dada a amplitude e ao mesmo tempo a sutileza com que essas transformações acontecem.

b- sim, pois é uma revolução no modo de pensar e de agir no meio social, tratando como iguais homem e mulher, no quesito trabalho, participação social, etc.

65- 8

8-a- A música dodecafônica surgiu na década de 20, depois de um longo período romântico e quando a música erudita parecia esgotada e desgastada dentro de seus tons.

b- O compositor austríaco Arnold Schoenberg criou o dodecafonismo, pois buscava uma alternativa para o sistema tonal, que marcara época desde o século XVII.

c- O sistema consiste no uso das doze notas da escala cromática (a escala musical empregando todas as notas contidas em uma oitava – de dó a dó) de maneira equalitária, sem uma nota privilegiada como eixo ou pólo. Difere-se do sistema tonal por propor uma equivalência entre as notas de modo que nenhuma delas funcione como pólo de atração para o qual tenderiam acordes e notas de uma escala. Na hora de compor, o sujeito deve utilizar as notas uma a uma, na ordem que ele pré-estabeleceu (a sua série), sem repetir, até chegar ao fim da série, para recomeçar.

d- No dodecafonismo as 12 notas da escala cromática são tratadas como equivalentes, ou seja, sujeitas a uma relação ordenada e não hierárquica. As notas são organizadas em grupos de doze notas denominados séries as quais podem ser usadas de quatro diferentes maneiras: série original; série retrógrada (a série original tocada de trás para frente); série invertida (a série original com os intervalos invertidos) e retrógrada da inversão (a série invertida tocada de trás para frente). Todo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.8 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com