TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Perguntas Sobre Igualdade e Liberdade na Democracia

Por:   •  22/5/2016  •  Projeto de pesquisa  •  834 Palavras (4 Páginas)  •  1.623 Visualizações

Página 1 de 4

1. Como funciona a liberdade e a igualdade na democracia?

Hans Kelsen fundamenta o fenômeno democrático em dois pressupostos elementares: liberdade e igualdade, ele sugere uma reforma institucional de uma maneira que os indivíduos participem como elaboradores da norma geral por meio de institutos garantidos pelo direito. Para Norberto Bobbio, a regra da maioria não é fundamentada na igualdade, pois é apenas instrumento de cálculo de votos na democracia real e que igualdade e liberdade são valores necessariamente complementares, ele sustenta que o exercício da democracia deve ser assegurado por limites constitucionais, tais como direitos de liberdade e opinião. Para Jürgen Habermas segundo o princípio do discurso, a construção de uma sociedade justa, fundada na liberdade e na igualdade de todos, deve permitir a mais ampla participação dos cidadãos de modo a legitimar o poder estatal

2. Qual a problemática do funcionamento da liberdade e da igualdade na democracia?

Jean-Jacques Rousseau disse “O homem nasce livre e por toda parte se encontra acorrentado”, nessa frase ele fala que o homem apesar de nascer livre ele é acorrentado aos padrões da sociedade para se tornar igual aos outros, então para participarmos da sociedade temos que ter o equilíbrio entre liberdade e igualdade. Thomas Hobbes foi um dos primeiros a oferecer solução para o desafio de lidar com a nova realidade social, partindo de uma concepção humana bem negativa ou pessimista. Por considerar o homem como intrinsecamente agressivo, Hobbes sustenta que o “homem é o lobo do homem”

3. Por que no estado democrático de direito é importante a cooperação social?

Para Axelrod, na linha do individualismo metodológico, a base central da cooperação é a reciprocidade. Para Parsons, a organização social é um sistema de relações cooperativas. Acresce que a divisão social do trabalho supõe a cooperação das instituições e das organizações. Já Durkheim entendia a cooperação como fundamento das ligações sociais, ao nível da solidariedade mecânica própria das sociedades arcaicas (associa os indivíduos com competências e crenças semelhantes) ou da solidariedade orgânica das sociedades modernas (cada indivíduo, dependendo do trabalho de outrem, encontra-se organicamente ligado ao todo social).

4. Qual a importância do pluralismo na democracia?

Maués afirma que, em seu sentido mais amplo, o pluralismo identifica-se com a aceitação das diferenças de crença e valores, que fundamentam a eleição de diversos modos de vida pelos indivíduos. Com a aceitação de diferentes crenças e valores pela sociedade e pelo estado é mais fácil que a democracia funcione.

5. O que são políticas neoliberalistas?

As políticas neoliberalistas são aquelas que o Estado participa minimamente dos rumos da economia no pais, intervenham pouco no mercado de trabalho, que haja a privatizações de empresas estatais, livre circulação de capitais internacionais e ênfase na globalização, abertura da economia pra entrada de multinacionais, adoção de medidas contra o protecionismo econômico, desburocratização do estado, diminuição do tamanho do estado, posição contraria aos impostos e tributos excessivos, aumento da produção, contra o controle de preços de produtos e serviços pelo estado, a base da economia por empresas privadas, e a defesa dos princípios econômicos do

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (69.5 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com