TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa científica sobre filosofia

Ensaio: Pesquisa científica sobre filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/7/2014  •  Ensaio  •  1.217 Palavras (5 Páginas)  •  1.037 Visualizações

Página 1 de 5

Capitulo 15.pagina 149.

ESTUDO DIRIGIDO - 2a. SÉRIE

1. Que quer dizer Cosmologia? E Ontologia?

2. Em que Heráclito e Parmênides discordam? Em que concordam?

Discordam

Heráclito de Éfeso considerava a natureza um fluxo perpétuo, o escoamento contínuo dos seres em mudança perpétua. Dizia ele: “Não podemos banhar-nos duas vezes no mesmo rio, porque a água nunca é a mesma e nós nunca somos os mesmos”.

Parmênides de Eleia colocava-se na posição contrária à de Heráclito. Dizia que só podemos pensar sobre aquilo que permanece sempre idêntico a si mesmo; que o pensamento não pode pensar sobre coisas que são e não são, que ora são de um modo, ora de outro, que são contrárias a si mesmas e contraditórias.

Concordam

Ao afirmarem que pensar e perceber são fenômenos que se diferem. O pensar é a essência do conhecimento; o perceber é fruto da nossa capacidade sensorial e, por isso, está suscetível ao erro.

3. Explique por que Sócrates se opõe aos sofistas?

Enquanto os sofistas defendiam que não podemos conhecer o ser, pois, se pudéssemos, pensaríamos todos da mesma maneira e haveria um a única filosofia, Sócrates propõe exatamente que se comece a conhecer as coisas pelo próprio ser (Oráculo de Delfos: “Conhece-te a ti mesmo”) afirmando, ainda, que a verdade pode ser conhecida desde que possamos compreender que precisamos afastar as ilusões dos sentidos, as imposições das palavras e a multiplicidade das opiniões.

4. Que problemas novos para o conhecimento foram trazidos pelo Cristianismo?

1 – Como, sendo seres decaídos e pervertidos, podemos conhecer a verdade?

2 – Pelo pecado original o cristianismo separou, radicalmente, homem e divindade, dando surgimento a seguinte pergunta: como o finito (humano) pode conhecer a verdade (infinita e divina)?

5. Por que a fé assumiu um lugar tão importante para o conhecimento verdadeiro?

A Idade Média é o período histórico da humanidade em que, certamente, o homem mais buscou compreender e explicar o funcionamento do universo e da natureza, inclusive a si mesmo, a partir dos elementos religiosos, o que fez com que a fé,durante tão longo tempo, se tornasse central para o pensamento humano, pois somente por meio dela as grandes perguntas eram respondidas.

6. Explique a diferença entre verdades de fé e verdades de razão.

Verdades de fé

As verdades que dependem da revelação divina são aquelas que nossa razão finita e imperfeita não só não pode alcançar sozinha como são, sobretudo, aquelas que só podemos aceitar sem compreender. Verdadeiros mistérios.

Verdades de Razão

São as verdades da Ciência e as que nossa razão pode alcançar por si mesma.

A notar: Segundo o Cristianismo, toda verdade decorre das revelações da sabedoria e da inteligência divina. Assim sendo, não pode haver verdades conflitantes e, ao serem, as verdades da razão devem se submeter às da fé, pois a razão humana é passível ao erro e ao falso, enquanto que Deus é infalível.

7. Por que a pergunta moderna sobre o conhecimento é “como o conhecimento verdadeiro é possível”?

Porque a resposta a essa pergunta desencadeia uma determinada práxis social e, a depender de qual seja, cria-se um modelo de homem, que negará a outro: o homem que buscará as verdades de fé ou o homem que buscará as verdades da razão.

8. Segundo Bacon, quais são e o que são os ídolos?

Francis Bacon, em sua teoria conhecida como A Crítica dos Ídolos, aponta 04 tipos de ídolos ou imagens que formam opiniões cristalizadas e preconceitos que impedem o conhecimento da verdade. A saber:

1 – Ídolos da Caverna: são as opiniões que se formam em nós por nossos erros e defeitos sensoriais. Fáceis de serem corrigidos por nosso intelecto.

2 – Ídolos do Fórum: são opiniões que se formam em nós em consequência da linguagem e de nossas relações com os outros. Difíceis de serem vencidos, o intelecto, mesmo assim, tem poder sobre eles.

3 – Ídolos do teatro: são opiniões que se formam em nós em decorrência dos poderes das autoridades que nos impõem seus pontos de vista e os transformam em decretos e leis inquestionáveis. Só podem ser superados se houver uma reforma social e política.

4 – Ídolos da tribo: são opiniões que se formam em nós em decorrência da natureza humana. Próprios da nossa espécie e só podem ser vencidos se houver uma reforma da própria natureza humana.

9. Segundo Descartes, quais os dois principais preconceitos que impedem o conhecimento verdadeiro?

A) Prevenção: É a facilidade com que nosso espírito se deixa levar pelas opiniões e ideias alheias, sem se preocupar

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com