TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Pesquisa dirigida sobre filosofia

Exam: Pesquisa dirigida sobre filosofia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/6/2014  •  Exam  •  1.378 Palavras (6 Páginas)  •  781 Visualizações

Página 1 de 6

Estudo Dirigido

1. O que é filosofia? E quais as características da filosofia?

R: é o estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e à linguagem, RACIONALIZAÇÃO, DEMOSTRAÇÃO, UNIVERSALIZAÇÃO , MÉTODO, DISCURSÃO.

2. O que é Filosofia do Direito? Quais os objetos de investigação de uma Filosofia do Direito? Por quê?

R:é o campo de investigação filosófica que tem por objeto o Direito. Ela pode ser definida como o conjunto de respostas à pergunta “o que é o direito?”, ou ainda como o entendimento da natureza e do contexto do empreendimento jurídico, Proceder à crítica das práticas, das atitudes e atividades dos operadores do direito; Avaliar e questionar a atividade legiferante, bem como oferecer suporte ao legislador; Proceder à avaliação do papel desempenhado pela ciência jurídica e o comportamento do jurista diante dela; Investigar as causas de desestruturação, enfraquecimento ou extinção de um sistema jurídico; Depurar a linguagem jurídica, os conceitos filosóficos e científicos do direito, bem como analisar sua estrutura lógica; Investigar a eficácia dos institutos jurídicos, sua atuação e seus compromissos com as questões sociais; Esclarecer e definir a teleologia do direito, seu aspecto valorativo e suas relações com a sociedade e sua cultura; Resgatar origens e valores fundamentais dos processos e institutos jurídicos; Criticar o conceito institucional, valorativo, político e procedimental, auxiliando o juiz no processo decisório; Insculpir a mentalidade da justiça como fundamento e finalidade das práticas jurídicas; Estudar, discutir e avaliar criticamente a dimensão aplicativa dos direitos humanos; Otimizar e atualizar os conceitos, hábitos e práticas habituais, objetivando a melhoria do sistema jurídico; Desmascarar as ideologias que orientam a cultura dos juristas, seus preconceitos e atitudes, desenvolver as críticas necessárias para reorientação da função de responsabilidade ético-social das profissões jurídicas. Por que Para dar ao operador do direito uma visão mais humana do mundo.

3. O que é Filosofia Política? Quais os objetos de investigação de uma filosofia política? Por quê?

R: é o campo da investigação filosófica que se ocupa da política e das relações humanas consideradas em seu sentido coletivo.

4. Como a Antiguidade compreendeu a relação entre ética e política?

R: Foram os gregos na antigüidade que inventaram o espaço da política enquanto expressão da vontade coletiva, isto é, enquanto esfera da ação humana que submete a vontade arbitrária e privada do poder pessoal do governante às instituições públicas. Dessa forma, cunharam a distinção entre a autoridade pública - expressão do coletivo - e autoridade privada – identificada com o déspota, o chefe da família O mais importante, para os antigos gregos, era a política e a vida social em torno da polis.

5. Como os conceitos de ética e política se articularam no pensamento de Platão e Aristóteles?

R: Na ética de Platão, discípulo de Sócrates, há a relação entre as partes da alma e a doutrina das virtudes. São as virtudes que atuam em coordenação e cuja harmonia constitui a justiça.

Aristóteles: ética é descobrir o bem absoluto que chamando-se de felicidade, ela está no exercício, firme e constante, da virtude que é o justo meio entre dois vícios extremos (NALINI, 2001). A felicidade, para ele, era a vida boa; e esta correspondia à vida digna.

6. O que podemos entender por jusnaturalismo moderno?

R: jus naturalismo moderno enfatiza o aspecto subjetivo do direito natural, isto é, os direitos inatos, deixando de lado o aspecto objetivo, o da norma. Por conta deste traço essencial, o jus naturalismo do séc. XVII e XVIII fundamentaram doutrinas políticas de tendência individualista e liberal, ressaltando peremptoriamente a necessidade do respeito e reconhecimento desses direitos por parte da autoridade política.

7. Elabore um quadro contendo as semelhanças e diferenças existentes no contrato social de Hobbes, Locke e Rousseau.

R: Thomas Hobbes, John Locke e Jean-Jacques Rousseau, acreditavam que o Estado e a ordem estabelecida nele, surgiram através de um “contrato social”, onde os homens concordaram (hipoteticamente) em assinar um pacto, que abrisse mão do poder individual para viver em sociedade (“estado social”). Os três entendiam que a humanidade tinha passado por um estágio inicial, conhecido como “estado de natureza”, caracterizado pela desorganização e ausência de um poder controlador. Embora parecidos em alguns aspectos, os três contratualistas apresentam diferentes pontos de vista em relação a várias outras questões.

Para Hobbes (1651), o homem viveu uma verdadeira guerra em seu “estado de natureza”. Em virtude da liberdade e da igualdade (onde cada indivíduo tem o direito a tudo), e em consequência também, da ausência de um estado regulador, surgiram assim inúmeros conflitos, baseados na ideia de Guerra de todos contra todos (“O Homem é o lobo do homem”). Assim, Hobbes define que o direito natural é a liberdade que cada indivíduo possui para usar seu poder e sua força, de acordo com suas vontades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com