TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AMBIENTE EMPRESARIAL E FILOSOFIA DA ADMINISTRAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA I

Artigo: AMBIENTE EMPRESARIAL E FILOSOFIA DA ADMINISTRAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA I. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/4/2014  •  591 Palavras (3 Páginas)  •  577 Visualizações

Página 1 de 3

UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO

ADMINISTRAÇÃO EAD – POLO DE ITAPEVA-SP

AMBIENTE EMPRESARIAL E FILOSOFIA DA ADMINISTRAÇÃO: MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA I

SÃO BERNARDO DO CAMPO 2013

Introdução:

O tema “Métodos e Técnicas de Pesquisa I” nos orienta que os níveis de pesquisa variam de acordo com os objetivos a que a pesquisa se propõe. Desenvolver a capacidade de observar, selecionar e organizar cientificamente os fatos e fenômenos da realidade nos dá melhores informações para tomadas de decisões e solucionar ou amenizar algum problema dentro de um sistema ou organização.

De acordo com o texto científico “O Impacto de Percepções de Justiça em três Bases de Comprometimento Organizacional”, faz uma abordagem sobre justiça e comprometimento organizacional no ambiente de trabalho, onde se verificou na década de 1960, que indivíduos em situações por eles consideradas injustas desenvolviam estratégias mentais ou comportamentais para modificar tal situação, com isso, foi elaborado um estudo com objetivo de testar um modelo teórico em que se analisa o impacto da percepção de justiça sobre o comprometimento organizacional.

Para formação de uma pesquisa contou-se com a participação de 838 servidores públicos municipal ativa da Secretaria de Serviços Municipais de uma prefeitura da região do ABC Paulista, utilizando-se de um questionário subdividido em duas partes, um questionário reservado para os dados pessoais e o outro para as respectivas escalas do comprometimento e com isso, os pesquisadores se basearam em duas variáveis:

Variável independente – percepção de justiça;

Variável dependente – comprometimento organizacional.

Na variável percepção de justiça estudou-se sobre quatro bases: justiça distributiva, procedimentos, social/interpessoal e informacional. Na variável comprometimento organizacional, da mesma forma, estudou-se sobre três bases: afetiva, normativa e calculativa. A metodologia aplicada foi feita através de um teste do modelo efetuado por análise de regressão múltipla, utilizando-se de três tabelas:

Tabela 1- Correlação entre as Variáveis do Modelo (n=838);

Tabela 2- Três Modelos de Regressão Múltipla sobre

Comprometimento Organizacional (n=838);

Tabela 3- Modelos de Regressão Múltipla sobre as Três Bases de

Comprometimento para as Três Secretarias Municipais.

Os resultados demonstraram como as percepções de justiça explicam o comprometimento organizacional (afetivo, normativo e calculativa). A partir desses dados, observou-se que o maior impacto pode ser identificado na base afetiva (sentimentos e emoções, tais como orgulho, contentamento,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com