TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Platão: idealismo, virtude e transcendência

Seminário: Platão: idealismo, virtude e transcendência. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/6/2014  •  Seminário  •  276 Palavras (2 Páginas)  •  543 Visualizações

Página 1 de 2

v Platão: Idealismo, Virtude e Transcendência Ética - discussão para próxima aula 07/03

Mensagem por Adson Honori em Qua Mar 06 2013, 00:01

Seguindo as orientações do Marcelo, faremos a análise do texto encima do título.

Procurei antecipar esta discussão para termos um conhecimento prévio mais enxuto sobre o assunto.

Platão

Discípulo de Sócrates, desenvolve com perspicácia os mesmos pensamentos socráticos: virtude é conhecimento e que a ignorância leva ao vício ou erro. A influência pitagórica (interessavam-se pelo estudo das propriedades dos números) e órfica (pertencente ou relativo a Orfeu, poeta e músico grego mítico) dão um caráter peculiar a Platão.

Idealismo:

Diferentemente de Aristóteles, o filósofo Platão crê no idealismo e não no realismo. Tudo por que no núcleo de sua teoria estão as IDEIAS, ou seja, no campo das especulações humanas e não das realizações humanas.

Virtude:

A alma humana se subdivide em partes, com funções específicas, sincronizadas e direcionadas, tudo para uma coordenação das atividades do homem. Visa a supremacia da alma racional sobre o corpo ávido por questões mundanas e menos importantes. O oposto disso é o que Platão denomina como vício, onde as partes se sobrepõem à alma racional instituindo assim o caos. A virtude é a vitória da alma racional contra um corpo exigente e em constante procura de prazeres menos importantes.

Transcendência Ética:

Platão enxerga uma dualidade de mundos, em que o conhecimento é obtido por meio da transcendência da alma ao mundo ideal (absoluto, lógico), ele admite que quando esta retorna ao plano terreno (mundo sensível), traz o saber ao indivíduo. A ética, na concepção platônica (a exemplo do mito de Er), é transcendente, pois é extraída do plano superior (ideal, racional) para o plano inferior (sensível, vida real).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com