TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Positivismo

Trabalho Escolar: Positivismo. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/11/2013  •  578 Palavras (3 Páginas)  •  452 Visualizações

Página 1 de 3

Antropologia em relação com Serviço Social

A antropologia é o estudo do Homem na sociedade, desde o tempo antigo até os dias atuais. O seu comportamento perante a sociedade e suas mudanças no decorrer da história. Num serviço social é preciso ter a visão do homem perante a sociedade atual. Isso ajuda no desempenho do seu trabalho além de entender alguns problemas que ocorrerão.

Baseado nesse conceito a antropologia é o elo, a corrente para que o profissional na área do Serviço social possa desempenhar bem o seu papel. Conhecer o homem na sua essência, respeitando sua individualidade é um trabalho complexo um desafio aos futuros Assistentes Sociais.Os assistentes sociais se depararam com diversos grupos sociais, cujos interesses nem sempre irão corresponder aquilo que vocês irão julgar como o melhor e o mais importante para suas reais necessidades. Então, os conhecimentos antropológicos irão auxiliá-los a estabelecerem uma atitude profissional que lhes permitam conciliar seus conhecimentos técnico-científicos com as necessidades e interesses dos seus usuários.É necessário conhecer o ser humano para que possa ajudá-lo e a antropologia possibilita esse estudo preliminar, procurando entender à vida das pessoas, sua reação em determinadas situações, como a ser humano se comporta ao longo do tempo.O estudo antropológico busca estudar o desenvolvimento das sociedades humanas no mundo, os comportamentos dos grupos humanos, as origens da religião e os costumes. O assistente social precisa ter a visão do homem perante a sociedade atual e no exercício de sua profissão, orientando na resolução de problemas no contexto das relações humanas fazendo com que as pessoas se empenhem na melhoria do bem estar.

Ciência políticas em relação com Serviço Social

O assistente social no enfrentamento das múltiplas refrações da questão social deve partir de uma ação investigativa, analisando a essência do problema e entrelaçando a teoria à prática, como fundamento essencial do agir profissional. Até porque a habilidade do profissional vai além de ser somente executivo, técnico, frio, sendo também um profissional competente teórica, técnica e politicamente. Inclui-se principalmente a capacidade de propor, criar e implementar políticas sociais, avaliando projetos, sempre tendo como objetivo precípuo, estimular a participação dos sujeitos sociais na tomada de decisão política, na esfera de seus direitos e no acesso aos meios de exercê-los. Levando sempre em consideração que este tipo de ação só ocorre quando o assistente social reconhece a importância do conhecimento científico para a compreensão da realidade social, que por sua vez fundamenta a sua intervenção nesta mesma realidade posta.

Neoliberalismo

POSITIVISMO

O positivismo foi uma corrente filosófica iniciada por Auguste Comte, onde as idéias de percepção humanas são baseadas na observação, exatidão, deixando de lado teorias e especulações da Teologia e Metafísica. Segundo Comte, as ciências que são positivistas são a Matemática, Física, Astronomia, Química, Biologia e a recém criada Sociologia, que se baseia em dados estatísticos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com