TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Projeto Multidisciplinar

Monografias: Projeto Multidisciplinar. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  13/10/2013  •  1.271 Palavras (6 Páginas)  •  2.448 Visualizações

Página 1 de 6

Projeto Multidisciplinar 2012

Lição 04-Segundo o Buck Institute for Education (2008), a questão orientadora no trabalho com projetos tem como características principais:

Escolher uma resposta.

a. Envolver a execução de várias atividades diferenciadas nas disciplinas do currículo, que poderão ser unidas com base em um tema comum.

b. Ser uma questão que se define por si, que abarca a totalidade do que será realizado dentro do roteiro de trabalho do projeto.

c. A convergência e a coerência de atividades aparentemente díspares e a possibilidade de aprimorar as respostas obtidas. Precisa estar em consonância com o mundo real.

d. A possibilidade de aprimorar as respostas obtidas sem, necessariamente, ter relação com aplicação prática, com o mundo real. Pode vincular-se ou não com a realidade do aluno.

e. A sintonia com as propostas apresentadas nos planejamentos da escola para aquela turma em especial.

Resposta correta: A convergência e a coerência de atividades aparentemente díspares e a possibilidade de aprimorar as respostas obtidas. Precisa estar em consonância com o mundo real.

Comentário sobre a resposta correta: Parabéns! Essa é a opção correta, uma vez que a questão orientadora requer atividades múltiplas, como a síntese de vários tipos de informação que serão utilizados na busca das melhores respostas à questão. Além da possibilidade de o aluno aprimorar as respostas obtidas.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 2

Notas: 1

Uma das funções primordiais do professor quanto à questão orientadora é:

Escolher uma resposta.

a. Trazer as questões que podem servir aos alunos e permitir que eles optem por uma questão orientadora.

b. Basear-se no que os alunos já sabem e conhecem e aprofundar esses mesmos conteúdos para não gerar insegurança na turma.

c. Apresentar ao grupo as possibilidades da questão orientadora escolhida pelo professor, tentando mostrar, por meio das aulas oferecidas, a relevância daquela questão.

d. Revelar ao grupo e ajudá-lo a descobrir as possibilidades da questão orientadora, tentando superar o que os alunos já conhecem e sabem, para buscar, a partir daí, o que eles desejam e precisam saber.

e. Colher as questões orientadoras sugeridas pela turma e optar pela mais adequada ao grupo, apresentando-a posteriormente aos alunos.

Resposta correta: Revelar ao grupo e ajudá-lo a descobrir as possibilidades da questão orientadora, tentando superar o que os alunos já conhecem e sabem, para buscar, a partir daí, o que eles desejam e precisam saber.

Comentário sobre a resposta correta: Ótimo, essa resposta está correta! O professor pode tanto revelar ao grupo como também auxiliá-lo a descobrir todas as possibilidades que uma questão orientadora abarca. Precisa levar os alunos pelo caminho da superação, com base no que já conhecem em direção ao que precisam descobrir.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 3

Notas: 1

Uma questão orientadora geralmente traz em si uma síntese de algo mais abrangente e, normalmente, não se encontra expressa em programas escolares prontos e acabados. Podemos afirmar que a questão orientadora trata de:

Escolher uma resposta.

a. Uma busca com o grupo de professores, que são os primordiais conhecedores dos tópicos a serem trabalhados naquele nível de escolaridade dos alunos.

b. Investigar tópicos que os alunos acham interessante e dos quais gostam, desde que estejam adequados às perguntas esperadas para a faixa etária.

c. Uma busca em comum com o grupo, na qual a coleta de informações e a manipulação das mesmas abrem múltiplas possibilidades de aprendizagem, envolvendo alunos, professores e comunidade educativa.

d. Estabelecer formas de conexão da aprendizagem com a informação obtida, relacionando-a ao conteúdo do livro didático adotado na escola.

e. Determinar os passos primordiais que guiam os alunos na organização sistemática da ação, incluindo a correção sempre pontual do professor.

Resposta correta: Uma busca em comum com o grupo, na qual a coleta de informações e a manipulação das mesmas abrem múltiplas possibilidades de aprendizagem, envolvendo alunos, professores e comunidade educativa.

Comentário sobre a resposta correta: Ótimo, essa resposta é a correta! A aprendizagem baseada em projetos considera que a questão orientadora precisa ser uma busca em comum com o grupo, criando novos cenários de aprendizagens, estabelecendo novas e outras formas de conexão e relação com a informação obtida.

Correto

Notas relativas a este envio: 1/1.

Question 4

Notas: 1

Boas questões orientadoras precisam abarcar várias e diferentes respostas sem que uma anule a outra, sendo todas viáveis. As questões orientadoras precisam levar em conta, principalmente:

Escolher uma resposta.

a. A capacidade dos alunos e os recursos de que professor e alunos dispõem.

b. A capacidade dos alunos, o tempo disponível para se dedicarem na busca pelas melhores respostas e os recursos de que tanto professor quanto alunos dispõem.

c. A capacidade

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.6 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com