TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Proposta do L ivro II

Por:   •  18/5/2016  •  Abstract  •  299 Palavras (2 Páginas)  •  267 Visualizações

Página 1 de 2

1. Proposta do livro

O livro “Um passeio pela Antiguidade: na companhia de Sócrates, Epicuro, Sêneca e outros pensadores, de Roger Pol Droit”. Tem o objetivo de apresentar ao leitor uma nova visão sobre a antiguidade que durante a educação básica foi nos apresentado com algo morto, inútil para o mundo real. Esse passeio de apresentação, será feito na companhia de ótimos filósofos que de acordo com o autor do livro são “grandes monstros eternamente vivos’’. Cada filósofo mencionado nessa obra fala a sua opinião sobre os temas abordados.

2.3 Tema Emocionar-se

2.3.1 Atravessar a desgraça

Ésquilo: nascido em Elêusis por volta de 525 a.C. Ele relata a dor da perda de pessoas próximas. Os indivíduos que tiram a vida das outras pessoas são classificadas por ele com “Inimigos sofredor” que apesar de ter cometido tal ato, são humanos e podem vivenciar essa mesma dor.

Sófocles: nascido por volta de 496 a.C, em Colono perto de Atenas. Ele trata da emoção do individuo em situações de risco, a exemplo disso, ele cita no texto que um companheiro de Héracles foi mordido por uma serpente e a partir daí, geme de dor até ser socorrido.

2.3.2 Rir de si mesmo

Aristófanes: nascido por volta de 450 a.C em Atenas. Aristófanes foi o primeiro a encarnar com força essa diversidade do riso antigo. Ele zomba de uma figura tão velha quanto a própria democracia. Durante esse período de surgimento do cômico ele zomba de Sócrates em “As nuvens”

Luciano: nascido por volta de 120d.C em Samósata na Síria. Ele é um dos autores que mais evidencia a alegria. Ele viveu muito depois de Aristófanes, no século II de nossa era, não era escritor de peças teatrais. Seu tom é sempre uma festa: irônico, satírico, incisivo. Tantos talentos fizeram que ele sobrevivesse: desse pessimista alegre restam-nos dezenas de opúsculos e centenas de páginas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)   pdf (50.9 Kb)   docx (9.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com