TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Psicologia da Mulher

Por:   •  2/3/2017  •  Monografia  •  9.473 Palavras (38 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 38

[pic 1]

Universidade Nove de Julho

Administração

Psicologia Feminina

ALINE VILLELA

RA: 910205968

AMANDA REIS

RA: 910205896

CLAUDIA REIS

RA: 910206701

GEISE NATALI

RA: 910209721

JÉSSICA LETÍCIA

RA: 910203364

VIVIANE CAMPOS

RA: 910208946

                                                          

São Paulo

2012

Índice

1

Introdução

2

Objetivo

3

Freud e a Mulher

4

TPM

5

Sexo

6

Depressão pós parto

7

Educação dos filhos

8

Mulher na Meia Idade

9

Conclusão

10

Ref. Bibliograficas


1 Introdução

Dentre as variadas concepções que temos da mulher escolhemos temas que seguem por si só uma seqüência da vida feminina, e do que pode ser compreendido do ponto de vista psicológico.

Abordamos temas tais como, a visão de Freud perante a mulher, TPM, sexo, depressão pos parto, cuidado com os filhos e menopausa. Cada momento da vida da mulher descrita e delatada com detalhes que podem ajudar a compreender o pensamento da complexa alma feminina.

2 Objetivo

O trabalho tem como objetivo apresentar a psicologia da mulher e como ela encara as adversidades da vida tais como TPM , MENOPAUSA, DEPRESSAO POS PARTO, CUIDADO COM OS FILHOS e SEXO. Apresentaremos como as mulheres interpretam e como pode ser encarada essa fase em todas as idades e todos os momentos. Indicando em alguns casos prevenção e profilaxia.

3 Freud e Mulher

A concepção freudiana de ciência foi impregnada pelo positivismo da época e sua teoria sobre a feminilidade apoiou-se num pensamento conservador e dominante.

Marcada pelas teorias de Freud a sexualidade humana teve um papel marcante no ocidente dentro da teia de discursos da modernidade que tentaram definir e conceituar a figura feminina, seu corpo, sua “função” e sua sexualidade. Freud retomou a discussão da natureza do sexo feminino, abrindo para a então nova ciência do inconsciente, possibilidades ainda inexploradas.

Tentou então desvendar a feminilidade, estudar a sua constituição a partir da estrutura edipiana.

Freud distribui as posições do pai, mãe, do filho e da filha e detalha o longo périplo através do qual cada um aprende a assumir a sua realidade sexuada ou, a resignar-se a ela, quando se trata da menina.
Para ele a lei do pai, ao proibir a posse da mãe, primeiro objeto de desejo, que deverá transferir-se para outra mulher e, no caso da filha, para outro sexo, inaugura o acesso à maturidade e à capacidade do simbólico, através da prova da castração. A posição de cada sexo está ligada à sua configuração morfológica. A menina é diferente do rapaz, sendo inferior a este, privada como está desse pênis que lhe falta, de que tem "inveja" e de que não encontra senão um pálido sucedâneo no clitóris. O sexo feminino é definido negativamente em relação ao sexo masculino. Tornar-se mulher é aceitar não ser homem, através de um laborioso itinerário.  Mas o acesso aos benefícios fálicos, à sublimação, custará caro à menina, sempre mais ou menos levada a escolher entre o prazer e o trabalho, enquanto o rapaz pode harmonizá-los. Ao mesmo tempo em que a psicanálise foi capaz de dar conta do desejo das mulheres, ela permaneceu até então impotente perante o seu querer, que não coincide com o seu desejo. Ainda hoje os modelos criados pela psicanálise estão enraizados na cultura ocidental, como a ''mãe má'' (que não é mais, pessoalmente responsável, no sentido moral da palavra, e sim uma mãe ''inadequada''), que ainda é percebida como uma mulher ao mesmo tempo malvada e doente. E consequentemente foram aumentados os sentimentos de angústia e culpa maternas no séc. 20. Ao longo da história, a teoria Freudiana sofreu alterações e ampliações de conceitos. Heléne Deutsch, discípula fiel de Freud, publicou La psychologie des femmes, retomando a seu modo os conceitos de Freud no que se refere à psicologia da mulher e da mãe. Uma de suas preocupações deslocava-se para o entendimento da psiquê da "mulher normal" ou "feminina" que é definida por Deutsch, por uma tríade básica que comporia o psiquismo feminino: a passividade, o masoquismo e o narcisismo.

A maldição do pecado original pregada pelo cristianismo que pesou sobre as mulheres por longos séculos, parece ter recebido um tratamento "moderno" do século 18 em diante, destacando o discurso psicanalítico de Freud e seus discípulos, no final do século 19 e primeira metade do século 20. O que tinha uma conotação moral passou a ser medicalizado e por último serviu de base para a formulação de conceitos sobre o psiquismo, o simbolismo e o imaginário femininos. A originalidade de Heléne Deutsch consiste em mostrar, à sua concepção, que existe prazer na dor das mulheres. Muito do que se desenvolveu da teoria freudiana no que se refere às mulheres, contrariou o próprio Freud, e sua postura um tanto pessimista de que toda educação resultaria num fracasso, o que anularia muito do que foi aconselhado por Deutsch, Mélanie Klein, Winnicott, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (63.3 Kb)   pdf (263.1 Kb)   docx (89.9 Kb)  
Continuar por mais 37 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com