TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

QUAIS SÃO AS DIMESOES DA PESSOA? EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS CADA UMA DELAS?

Casos: QUAIS SÃO AS DIMESOES DA PESSOA? EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS CADA UMA DELAS?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/3/2014  •  250 Palavras (1 Páginas)  •  861 Visualizações

QUAIS SÃO AS DIMESOES DA PESSOA? EXPLIQUE COM SUAS PALAVRAS CADA UMA DELAS?

Destaco 4 dimensões integradoras do ser humano e que devem ser consideradas: biológica, psicológica, social e espiritual.

A dimensão biológica refere-se aos aspectos físicos do corpo: anatomia, a fisiologia, os sistemas muscular, digestivo, ósseo, hormonal, respiratório, as funções e disfunções dos diversos órgãos, a inter-relação desses sistemas. As necessidades fisiológicas estão aqui incluídas.

A dimensão psicológica refere-se aos aspectos ligados à personalidade do ser humano, manifestada no comportamento motivado por instâncias conscientes, pré-conscientes e inconscientes. Incluem-se nesta dimensão o pensamento, a memória, os raciocínios o contato e a expressão de sentimentos, emoções, desejos, vontades, necessidades de segurança, de autoestima, de realização.

A dimensão social diz respeito aos aspectos ligados à vida em grupo, enfocando os fatores econômicos, políticos, ideológicos e culturais. Esta dimensão inclui, necessariamente, a interação e, consequentemente, todos os fenômenos que acontecem na interação entre pessoas e grupos. As necessidades de associação, de uma vida social estão aqui incluídas.

A dimensão espiritual relaciona-se ao sentimento de pertencer ao mundo, de ser uma parte do Universo, à noção da existência de forças maiores que o entendimento não pode ou tem dificuldade de apreender; é uma dimensão que ultrapassa a matéria tal como a conhecemos. É uma noção interna de transformação da forma de vida conhecida para outro plano que é intuído, mas nem sempre claro para as pessoas. A espiritualidade pode ser desenvolvida através de alguns caminhos entre os quais a religião, a meditação, a reflexão, o esoterismo, a ação.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com