TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Quais são os principais períodos da filosofia grega?

Seminário: Quais são os principais períodos da filosofia grega?. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/11/2014  •  Seminário  •  333 Palavras (2 Páginas)  •  3.472 Visualizações

Página 1 de 2

1)Quais os principais períodos da filosofia grega

R: A filosofia grega pode ser dividida em três fases: período pré-socrático, socrático e helenístico. No período pré-socrático, a filosofia foi utilizada para explicar a origem do mundo e das coisas ao redor. Os pré-socráticos buscavam um princípio que deveria estar presente em todos os momentos da existência de tudo. Os principais filósofos dessa fase foram: Tales de Mileto, Heráclito, Anaximandro, Xenófanes e Parmênides.

O período socrático foi caracterizado pela mudança em relação ao objeto de estudo da filosofia, passando da metafísica para o homem em si. Esse caráter antropológico se deu através dos três principais filósofos gregos: Sócrates, Platão e Aristóteles.

O período helenístico compreende desde o final do Século III acc. até o Séc. II d.C. Essa fase foi marcada pela associação da visão cristã à filosofia, passando a crer mais em soluções individuais que coletivas. Entre os filósofos deste período, podemos citar: Marco Aurélio, Séneca, Epíteto, Lucano, Pirro de Elis, Antístenes, Diógenes de Sinopse, etc.

2)Quais os principais traços da cosmologia pré-socrática ? Escolha um deles e explique-o .

R: A característica do período cosmológico pode observar que os filósofos desse período buscam uma transformação racional e sistemática sobre a origem, ordem e transformação da natureza, na qual os seres humanos fazem parte, sendo humano e natureza, pela sua identidade, explicados pela filosofia.

A cosmologia não admite a criação do mundo a partir de nada; ela afirma a geração de todas as coisas de um princípio natural de onde tudo vem e para onde tudo retorna.

Anaximandro- ele designa a substância única como o nome de princípio e reconhecia esse princípio não na água, ou no ar, ou em qualquer outro elemento particular, mas no infinito, isto é, na quantidade infinita de matéria, de que todas as coisas tiram a sua origem e em que todas as coisas se dissolvem quando termina o ciclo que lhe foi estabelecido por uma lei necessária.

3)O que é kínesis ou devir ? Por que essa ideia é central no pensamento pré-socrático ?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com