TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Questão Social

Pesquisas Acadêmicas: Questão Social. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2013  •  1.341 Palavras (6 Páginas)  •  268 Visualizações

Página 1 de 6

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Questão Social

Questão Social

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências Sociais

Enviado por: claudiojom 11 outubro 2013

Palavras: 572 | Páginas: 3

Existe uma relação concreta entre as refrações da Questão Social no passado e no presente? Quais são elas?

Desigualdades sociais | No mundo em que vivemos percebemos que os indivíduos são diferentes, estas diferenças se baseiam nos seguintes aspectos: coisas materiais, raça, sexo, cultura e outros. Os aspectos mais simples para constatarmos que os homens são diferentes são: físicos ou sociais. Constatamos isso em nossa sociedade pois nela existem indivíduos que vivem em absoluta miséria e outros que vivem em mansões rodeados de coisas luxuosas e com mesa muito farta todos os dias enquanto outros não sequer o que comer durante o dia. Por isso vemos que existe a desigualdade social, ela assume feições distintas porque é constituída de um conjunto de elementos econômicos, políticos e culturais próprios de cada sociedade.

Conforme Fougeyroullas-Schewebel (1994), a família brasileira, após os anos 60, foi marcada por grandes transformações, ocasionando na diversificação de suas formas e na geração de modelos de “famílias”12. Essas transformações das práticas familiares têm relação direta com o aumento da atividade feminina no mercado de trabalho e de sua maior autonomia e inserção na sociedade.

Logo, faz-se necessário que se conheçam e levem em consideração as especificidades desses grupos de estudo; e que não sejam estabelecidas generalizações, com a criação de um modelo padrão de família. Pelo contrário, é necessário entendê-las de forma plural, numa multiplicidade de tipos étnico-cultural, que se baseiam em construções que acontecem de forma diferenciada entre os indivíduos de um mesmo grupo.

POBREZA COMO PROBLEMA SOCIAL

A hibridez de uma pobreza considerada de um lado como sinal de atraso no desenvolvimento econômico e de outro como problema a ser considerado em si permanece nos Planos produzidos no momento de transição da ditadura para a democracia, mas com mudança no peso concedido a cada um dos lados da equação. Se antes se tratava a pobreza e a desigualdade social como produtos do desenvolvimento econômico, com a ressalva de que merecia também atenção específica, no primeiro plano após a redemocratização, os problemas sociais mereciam atenção específica, com a ressalva de que também pudessem ser aliviados com o desenvolvimento econômico. No período de transição, pobreza e desigualdade deixaram de ser enunciadas nos planos dos governos como sinal de atraso para tornarem-se problemas que resultavam de um modelo de desenvolvimento que não só não fora capaz de resolver desigualdades, como também às agravou. Portanto, sendo os problemas sociais definidos a partir de um processo admitido como coordenado e executado segundo escolhas de governo, os termos de sua resolução faziam parte do mesmo âmbito de escolhas e ações de responsabilidade do Estado. Nesse sentido é que se tornou possível, com o tempo, a definição da pobreza e da desigualdade como problemas sociais.•.

A sociedade civil organizada amplia suas atividades e responsabilidades frente às demandas, necessidades sociais (desemprego, tráfico de drogas, trabalho infantil, criminalidade, analfabetismo funcional, fome, doenças), mas de forma pulverizada e por meio de diversas organizações – movimentos sociais, entidades profissionais, setores das igrejas, partidos, sindicatos, organizações não governamentais, organizações sociais – que atuam isoladas ou em parcerias e redes com organizações governamentais brasileiras e estrangeiras.

As manifestações da questão social, em cada momento histórico, assumem determinados contornos, mas se renovam se ampliam e se tornam mais e mais complexas, com novas contradições que remetem, em última instância, a problemáticas particulares e desafiantes para o seu enfrentamento pela via exclusiva do acesso a benefícios vinculados à inserção produtiva no mercado de trabalho.

TrabalhosGratuitos.com

Um Exclusivo Banco de Dados de Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames

Acesso a mais de 155.000+ Trabalhos Prontos

Obter melhores notas!

ABSOLUTAMENTE nenhuma taxa de adesão. Nós apenas solicitamos que você doe um trabalho para o site. Sua assinatura será ativada imediatamente!

Informações do Trabalho

Título:

Categoria:

-- Selecione Um --ArtesBiologia e MedicinaCiênciasCiências SociaisFilosofiaGeografiaHistóriaNegóciosPolíticaLetrasLíngua PortuguesaPsicologiaReligiãoTecnologiaOutras

Copie & e Cole o Seu Trabalho:

Use este método caso prefira copiar e colar o seu trabalho num formulário.

Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações

Trabalhos Gratuitos

Trabalho Completo Questão Social

Questão Social

Imprimir Trabalho!

Cadastre-se - Buscar 155 000+ Trabalhos e Monografias

Categoria: Ciências Sociais

Enviado por: claudiojom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com