TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Um toque dos Clássicos Karl Marx, Durkheim e Weber

Por:   •  8/5/2015  •  Resenha  •  406 Palavras (2 Páginas)  •  1.030 Visualizações

Página 1 de 2

Um toque dos Clássicos Karl Marx, Durkheim e Weber

Resenha:

O  Livro "Um Toque de Clássicos", fala sobre as mudanças que ocorreram após a industrialização, ele mostra ao leitor os efeitos da industrialização na sociedade e como ela se comportou após isso, mostrando o ponto de vista de alguns autores como: Karl Marx, Émile Durkheim e Max Weber.

O livro fala muito sobre as mudanças políticas, econômicas e sociais, que aconteceram após a revolução industrial juntamente com as correntes de pensamentos da época: o Racionalismo, o Empirismo e o Iluminismo, que trazem à tona questionamentos e conflitos culturais, morais e materiais, jamais antes vistos na socieda. ‘Crise’ e ‘instabilidade’ eram palavras que assumiam então, significativas proporções.

À medida que o Capitalismo avançava como modo de produção, a Europa se transformava. Com a mudança que o ocorreu os centros urbanos passaram a crescer e aglomerar pessoas que antes viviam no campo, dessa forma desorganizada e acelerada e em igual proporção, crescia também os problemas sociais, como o desemprego e a criminalidade. O livro fala ainda sobre a árdua luta por melhores condições de trabalho, sobre as mudanças nas relações sociais, que também são gravemente afetadas nesta época e também sobre o processo da Reforma Protestante, que fragilizava a relação de obediência do homem, com a autoridade reguladora da época, a Igreja Católica. Dessa forma o homem passava a perceber que seu destino também dependia diretamente de suas ações. Surge então espaço para o racionalismo e para a consciência individual, e avançam igualmente com as ciências experimentais, caracterizando uma era moderna. Tudo isto era reflexo do surgimento de novas percepções de atitudes, sensibilidade, comportamentos e valores distintos. Mas foi de fato, com a Revolução Francesa, que a Sociologia começou a tomar forma, a partir do conflito entre o legado das tradições e as forças da modernidade.

Karl Marx trabalha em suas obras com o conceito da dialética. Para Hegel a relação entre o particular e o universal forma a unidade dialética e a cadeia se autocria a partir de uma idéia que é montada, aplicada, modificada e aplicada novamente

Durkhein diferentemente de Marx acredita que a modificação da sociedade não é dever do estudioso. Este deve somente entender e explicar, sem interferir, ele delimita como objeto da sociologia os fatos socias.

Weber foi muito influenciado por Marx, mas segundo ele o tema escolhido por um cientista é  baseado em seus valores e ideias, mas o cientista deve saber distinguir entre reconhecer e julgar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (35.7 Kb)   docx (1 Mb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com