TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

REFLEXÃO ACERCA DA CRIAÇÃO DOS CONCEITOS FILOSÓFICOS E O SER HUMANO

Por:   •  10/9/2020  •  Trabalho acadêmico  •  483 Palavras (2 Páginas)  •  138 Visualizações

Página 1 de 2

Reflexão acerca da criação dos conceitos filosóficos e o ser humano: Atalia Wierzynski (2020)

Os conceitos determinados e impostos pelo saber filosófico, pelo saber da ciência, as ideias que o ser humano elaborou sobre si mesmo e sua existência, ditos como verdades, realmente são verdades absolutas, saberes resultante da significação afirmada pelo o humano não podem ser relativizadas? Ao identificar os mecanismos e processos que envolvem a criação de conceitos na filosofia podemos destacar o que Nietzsche escreveu aos filósofos, quanto à tarefa da filosofia, na qual os conceitos que lhe são dados não devem ser aceitos, no intuito de mostrá-los como troféu, mas que devem fabrica-los, cria-los, afirma-los, persuadindo os homens a utilizá-los. Nesta linha de pensamento podemos destacar a troca da confiança pela desconfiança e de relativizar, sendo assim, é dos conceitos que o filosofo deve desconfiar mais.

A partir dessa perspectiva, relacionando a criação dos conceitos da filosofia, com o ser humano, no despertar da consciência de si mesmo, na capacidade racional, na busca de compreender sobre todos os fenômenos da vida, na qual possui seu pertencimento, ou seja, de uma essência comum que une a todos os humanos, gerando assim o conhecimento a cerca de todos esses fenômenos, podendo estabelecer um circulo de compreensão, na qual se amplia cada vez mais. É a consciência e a racionalidade que define o que é matéria, energia, espaço e tempo. Indo mais além o ser humano que define o que significa inteligência racional e consciência. Apesar de haver a possibilidade de se relacionar consigo próprio, a consciência humana tem como finalidade contatar o mundo exterior, sendo assim, é pela essência do homem que ele interpreta e compreende o mundo.

Porque os cientistas sempre foram relutantes em aceitar que o universo teve um começo?  Existem apenas duas possibilidades para qualquer coisa que exista: ou essa coisa sempre existiu e, portanto não possui uma causa ou ela teve um inicio e foi causada. Qualquer pessoa que esteja procurando a verdade, jamais questionara duas premissas: a de que “nada vem do nada” e a de que “tudo veio a existir possui uma causa”, essa é a lei da causalidade. Se o universo teve um começo, significa que teve uma causa. Uma vez que a evidência mostra que o tempo, espaço e matéria foram criados no Big Bang, através do saber do humano, a mais provável conclusão cientifica, foi causada por algo externo ao tempo, ao espaço e a matéria. Se o que causou o universo transcende ao tempo, é algo eterno, se transcende ao espaço é infinito, se transcende a matéria é espiritual. Enquanto alguns excluem a possibilidade da existência de Deus na teoria, na verdade ela faz exatamente o contrário. Diante de todas as descobertas na tentativa de instaurar tais sentidos se desenvolvem teorias na tentativa de explicar a tais fenômenos, entretanto as respostas não são conclusivas, pois somos incapazes de perceber a totalidade da existência.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3 Kb)   pdf (47.2 Kb)   docx (7.6 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com