TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DO APRENDER... E UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERE

Por:   •  21/10/2018  •  Resenha  •  899 Palavras (4 Páginas)  •  1.297 Visualizações

Página 1 de 4

 

RESENHA: AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DO APRENDER... E UMA APRENDIZAGEM OU O LIVRO DOS PRAZERES

 ,Uma Aprendizagem ou O Livro dos Prazeres, sexto romance da autora Clarice Lispector  que fora publicado em 1969. Esse livro começa de um jeito  um tanto quanto peculiar,com uma virgula e termina com dois pontos, mostrando que  Loreley  tinha uma vida, mas que o livro só vai falar  sobre ela  a partir daquele momento da vida dela de aprendizagem que não vai acabar com o fim do livro. Esse livro tem como sua  personagem principal a Loreley ( mais retratada como Lóri) e Ulisses, ambos tem seus nomes ligados  à mitologias.

    Mesmo  que Lóri tenha nascido em família rica, ela  sempre se sentia triste, cheia de sofrimentos e angustia, era como se estivesse presa em alguma  opressão.Depois que sua mãe morreu ela  resolveu sair do interior e ir morar sozinha na capital do Rio de Janeiro e lá trabalhava como professora primaria. Lóri  se retraia muito, sempre  buscava ficar sozinha, não tinha amigos, apesar de ter tido cinco “casinhos  amorosos”  nenhum durou muito.

Certa  noite, ela conheceu Ulisses. Ao decorrer da amizade foram se apaixonando. Enquanto ele tinha o interesse em tê-la por causa de sua autenticidade, ela por  outro lado, vê nele um alguém que pode proporcionar grandes conhecimentos da vida, por  ele ser um professor  universitário de filosofia.

     O livro mostra Lóri  em uma batalha constante em busca da aprendizagem  e da descoberta através de suas experiências.  O papel de Ulisses  é de um conselheiro, alguém que á guia (mesmo que em algumas partes, ele parece ser bem egocêntrico e prepotente)  a aprender a fazer coisas que gosta, sentir prazeres, a se descobrir  SOZINHA  sem sentir alguma dor, tristeza, medo ou culpa. Lóri  então vai aprendendo o que é o amor, o que é o prazer e o que é se descobrir, para então finalmente poder se entregar a Ulisses, que á espera.

     Em “AS MÚLTIPLAS DIMENSÕES DO APRENDER...”  de Silvio Gallo, diserta sobre o aprender dessa obra da Clarice Lispector, para ele  ato da aprendizagem  é muito importante na vida, servindo como proteção, sobrevivência e descobertas. Ele  trabalha muito em decorrer  sobre determinada frase do livro ” Aprendo contigo mas você pensa que eu aprendi com tuas lições, pois não foi, aprendi o que você nem sonhava em me ensinar” (pag. 157),  fazendo analogias com idéias do filosofo francês Gilles Deleuze.

   Gallo começa  dizendo sobre a pedagogia do século vinte, onde de afirmava que só se poderia aprender se alguém ensinasse e objetivando que todos aprendessem a mesma coisa do mesmo jeito. E é aí que entra a teoria dos signos de Deleuze, onde o aprender é o “encontro  e o ensinar é a transmissão (e orientação) dos sinais. Não importa o que a gente  faça, com quem a gente faça  ou qualquer coisa ou alguém  que a gente se relacione, possui a capacidade de nos proporcionar alguma  aprendizagem, mesmo que não percebamos. Deleuze então defende que o aprender é a criação  e absorvição de algo novo não é  uma recognição. Na idéia da  recognição, aprendemos algo que já sabemos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (101.5 Kb)   docx (12.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com