TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA CRÍTICA DO CAPÍTULO NOVE DO LIVRO FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Por:   •  24/9/2019  •  Resenha  •  590 Palavras (3 Páginas)  •  1.278 Visualizações

Página 1 de 3

RESENHA CRÍTICA DO CAPÍTULO NOVE DO LIVRO FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Campos dos Goytacazes

2019

RESENHA CRÍTICA DO CAPÍTULO NOVE DO LIVRO FUNDAMENTOS DE METODOLOGIA CIENTÍFICA

Resenha crítica apresentada à disciplina de Linguagens e Produção Textual I no curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal Fluminense.

Campos dos Goytacazes

2019

MARCONI, Maria de Andrade, LAKATOS, Marina de Andrade. Técnicas de Pesquisa. In: MARCONI, Maria de Andrade, LAKATOS, Marina de Andrade. Fundamentos de metodologia científica.  5. ed. São Paulo: Atlas, 2003. P.174-214.

Pesquisar é fundamental

O capítulo tem como objetivo mostrar de forma clara e sintetizada técnicas de pesquisa, possibilitando ao leitor conhecer técnicas diversas de modo a que possam colaborar para o desenvolvimento de suas produções. Valendo aqui destacar parte do conceito de técnicas apresentado no capítulo: “Técnica é um conjunto de preceitos ou processos de que se serve a ciência ou arte; é a habilidade para usar esses preceitos ou normas, a parte prática. Toda ciência utiliza inúmeras técnicas na obtenção de seus propósitos”.

A estrutura do capítulo está disposta em quatro sub tópicos que são: Documentação Indireta onde são recolhidas informações previas sobre a área de interesse, para o acesso a essas informações o primeiro passo é o levantamento de dados que podem ser obtidos através de duas formas de pesquisa, sendo a primeira a documental ou de fontes primarias que se baseiam nos seguintes tipos de documentos: arquivos públicos, fontes estatísticas entre outros, e a segunda bibliográfica ou de fontes secundarias sendo baseada em imprensa escrita, os meios audiovisuais entre outros.  Documentação Direta onde os dados são levantados no local onde os fenômenos ocorrem. Utilizando duas formas de coleta de dados. A pesquisa de campo que é utilizada de modo a comprovar uma hipótese ou entender melhor um problema e tem como característica a observação de fenômenos que ocorrem espontaneamente e a pesquisa de laboratório que necessita de um ambiente controlado e tem mais aplicações nos campos da psicologia social e da sociologia. Observação Direta Intensiva que utiliza para coleta de dados duas técnicas a entrevista e observação e a Observação Direta Extensiva que utiliza para coleta de dados questionário, formulários de medidas de opinião e atitudes e técnicas mercadológicas.

O capítulo é muito bem estruturado e detalhado de modo que mesmo os que estão tendo o primeiro contato com a metodologia cientifica, consigam entender e se necessário aplicar as técnicas descritas. Dada a importância da metodologia cientifica o livro é uma ótima base para quem está iniciando na vida acadêmica.

As autoras do livro são Marina de Andrade Marconi e Eva Maria Lakatos, ambas de nacionalidade brasileira. Marina é graduada em História, Pedagogia, Estudos Sociais e Educação Artística. É doutora em Ciências (Antropologia) pela Faculdade de História, Direito e Serviço Social de Franca da Universidade Estadual Paulista (Unesp). É professora, tendo lecionado 16 anos na Unesp de Franca nos cursos de História e Serviço Social. É coautora de Antropologia: uma introdução, Metodologia científica, Metodologia do trabalho científico, Sociologia geral e Técnicas de pesquisa, publicados pelo GEN | Atlas. Eva é graduada em Administração de Empresas e Jornalismo e pós-graduada em Ciências Sociais. Mestre e doutora em Ciências, doutora em Filosofia (Metodologia Científica) e livre-docente em Sociologia pela Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), onde foi vice-diretora. Professora de Sociologia e Metodologia Científica em graduação e pós-graduação dessa mesma instituição. Autora de Sociologia da administração coautora de Metodologia científica, Metodologia do trabalho científico, Sociologia geral e Técnicas de pesquisa, publicados pelo GEN | Atlas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (117.4 Kb)   docx (8.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com