TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Capítulos 1 e 2 do Livro Introdução à Engenharia

Por:   •  15/6/2016  •  Resenha  •  653 Palavras (3 Páginas)  •  2.009 Visualizações

Página 1 de 3

CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO/BRASÍLIA

Disciplina: Introdução à Engenharia

Turma:CCE1027                                        Professor: Artur Carlos De Morais

Nome: Elias Pereira da Silva                        MAT: 2016.02.84278-7

Turno: Noturno                                            Data: 26/04/2016

RESENHA

Introdução à engenharia (Marcia Agostinho, Dirceu Amorelli, Simone Ramalho. – 1. ed. – Rio de Janeiro : Lexikon, 2015.136 páginas). Nos dois primeiros capítulos os autores apresentaram em princípio a evolução da engenharia como expressão da engenhosidade humana, a arte de fazer engenhos e resolver problemas, partindo da história da evolução humana, no período da pedra lascada até a era da globalização e suas novas tecnologias.

A dinâmica do texto é voltada à comparação entre o engenheiro medieval e renascentista e as diferenças que o estudo e a arte da engenharia viveram em seu processo de formação. Demonstraram que a engenharia, acontecia de formas distintas em determinadas regiões. Enquanto na França os estudos técnicos e pesquisas andavam juntos com a prática, na Inglaterra abordava a parte prática e quase nada de teoria. É notável a ruptura existente entre a engenharia medieval, marcada pelo aprendizado artesanal conduzido pelas corporações de ofício, e a engenharia renascentista, alimentada pelas descobertas de homens como da Vinci, Galileu e Newton.

Antes do avanço da industrialização a engenharia estava voltada para a engenharia militar e com a industrialização deslocou-se  para a engenharia civil

Esboçando a história da engenharia no Brasil, os autores a dividem em períodos de três décadas, cada qual sintetizando os principais eventos e o papel da engenharia como força transformadora. De acordo com a cronologia, dos autores, o começo dos engenheiros no Brasil foi marcado por ocupação em cargos públicos, gerenciais.

O desenvolvimento das décadas de 1930 a 1960 impulsiona a carreira de engenheiros com novas especialidades, mecânica, elétrica, química etc.

Já no segundo capítulo, a abordagem é sobre o processo de decisão dos futuros engenheiros, em ser generalista ou especialista, questão que vai mais além de apenas duas opções. Ainda assim, há algo fundamental que une todas elas e que conferem a identidade de qualquer profissional da engenharia: a arte de resolver problemas.

Os autores tentam passar para os futuros engenheiros que há quase cinquenta modalidades de engenharia em oito grupos de educação e a de indivíduos preparados para a ação racional, definidos pelo INEP. Neste sentido, são abordadas as principais competências que os autores julgaram fazer do engenheiro um profissional tão valorizado no Brasil atualmente. A saída, então, está no reconhecimento de que a engenharia é multidisciplinar e que, portanto, é um empreendimento coletivo. Levando ao entendimento de problemas a partir de diferentes perspectivas

Para abordar as diretrizes que regem a formação de engenharia, os autores usaram as diretrizes do CNE:  “todo curso de engenharia, deve possuir em seu currículo um núcleo de conteúdos básicos, um núcleo de conteúdos profissionalizantes e um núcleo de conteúdos específicos que caracterizem a modalidade”. A disponibilidade de engenheiros com sólida formação científica e profissional reduz o risco de o país ficar à margem do processo de inovação, o qual já é acelerado.

Portanto, além da aquisição de conhecimentos técnicos específicos, o engenheiro deve desenvolver uma gama de competências, incluindo competências comunicacionais e gerenciais – que, cada vez mais, independem do campo de especialização da engenharia que se escolheu. Afinal, o diferencial da engenharia está na competência para usar a razão na resolução de problemas. De acordo com os autores “Engenheirar é, em grande medida, inovar”.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)   pdf (72.9 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com