TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESENHA DO TEXTO “ÉTICA E PÓS-MODERNIDADE: DESAFIOS A UMA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE”

Por:   •  22/12/2018  •  Resenha  •  972 Palavras (4 Páginas)  •  500 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA[pic 1]

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

ALISSON RODRIGUES LELES

RESENHA DO TEXTO “ÉTICA E PÓS-MODERNIDADE:  DESAFIOS A UMA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE”

CAXIAS-MA

NOVEMBRO DE 2018

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO- UEMA[pic 2]

NÚCLEO DE TECNOLOGIAS PARA A EDUCAÇÃO

CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

ALISSON RODRIGUES LELES

RESENHA DO TEXTO “ÉTICA E PÓS-MODERNIDADE:  DESAFIOS A UMA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE”

Resenha apresentada para a disciplina Filosofia da Educação no curso de Licenciatura em Música, da Universidade Estadual do Maranhão – UEMA/UEMAET

CAXIAS-MA

NOVEMBRO DE 2

OLIVEIRA, Paulo Eduardo de. ÉTICA E PÓS-MODERIDADE: DESAFIOS A UMA EDUCAÇÃO PARA A SUSTENTABILIDADE. In: ANDREOLI, Cleverson V. e TORRES, Patrícia Lupion (org). COMPLEXIDADE: REDES E CONEXÕES DO SER SUSTENTÁVEL. Coleção Agrino. Curitiba: SENAR-PR, 2014, P. 581-592.

O Prof. Dr. Paulo Eduardo de Oliveira, ao longo de quase três décadas, tem dedicado seu trabalho a atividades de educação, de formação de pessoas e de gestão. Sua paixão é estudar o ser humano e repartir com outras pessoas esse conhecimento, seja por meio de cursos, aulas, palestras, livros ou seminários! Na bela expressão de Carl Rogers, o propósito do Prof. Dr. Paulo Eduardo de Oliveira é ajudar pessoas a tornarem-se cada vez mais pessoas!

Ele é Pós-Doutor pela UFPR; tem Doutorado e Mestrado em Filosofia das Ciências Humanas pela PUC-SP; possui ainda MBA em Gestão Educacional, Especialização em Filosofia pela UFPR e Graduação em Filosofia pela PUC-PR. É um apaixonado pelo estudo do desenvolvimento pessoal, sobretudo nas áreas das neurociências, da filosofia e da psicologia.

O artigo em questão trata de uma análise sobre os grandes desafios que a sociedade pós-moderna enfrenta para tratar sobre uma educação voltada a questão da sustentabilidade com ênfase na ética que tal temática implica.

O autor explica que a cultura ocidental passou por profundas mudanças ao longo do tempo, afastando-se da concepção religiosa onde tudo era explicado através do sagrado (Idade Média) e passado a aproximar-se de uma mentalidade apoiada na razão humana. Ou seja, deixamos de explicar o universo, a natureza e até mesmo a vida humana a partir de Deus, e passamos apoiar nossas explicações a luz das descobertas científicas. Assim tudo agora passou a ser visto sob a ótica da ciência e da matemática.

Foi nesse contexto que surgiu a separação entre as ciências humanas e as ciências exatas. Assim, as ciências exatas, principalmente a física, eram vista como modelo para todas as demais ciências, isso porque seus métodos de pesquisas eram mais rigorosos e seus resultados mais confiáveis. Já o conjunto das ciências humanas não eram consideradas com o mesmo valor, pois seus conhecimentos não poderiam ser provados matematicamente. As pessoas daquela tempo viviam na confiança ilimitada da razão humana, onde a razão tudo podia, vivenciava-se uma época de certeza.

A Revolução Industrial surge como um dos principais resultados dessa nova forma de pensar, trazendo consigo inúmeros avanços tecnológicos para a humanidade. A esse período, diz o autor, chamarmos de modernidade. Surge agora um novo paradigma para a compreensão do saber humano.  

No tocante à questão da sustentabilidade ambiental, econômica e social, o paradigma moderno trouxe graves problemas para a humanidade, como: o aumento da distância entre as classes sociais, a degradação em escala do meio ambiente, a concentração de renda, o inchaço do meio urbano, entre outros.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.6 Kb)   pdf (91.4 Kb)   docx (27.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com