TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

RESUMO DA FILOSOFIA

Seminário: RESUMO DA FILOSOFIA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/5/2014  •  Seminário  •  825 Palavras (4 Páginas)  •  376 Visualizações

Página 1 de 4

RESUMO DE FILOSOFIA

OBJETIVOS ESPECÍFICOS: Conhecer diferentes formas de interpretação moral construídas historicamente. Analisar as especificidade do mundo político atual sobre os aspectos de sua origem na antiguidade.

Noções básicas da Filosofia: Indagar e Questionar a realidade...

O QUE É A COISA QUE SE ENTENDE POR SI MESMA? É aquela que é óbvia, portanto, ela é evidente. É o que disse um dia descarte no seu discurso do método.

CUIDADO NA HORA DE INTERPRETAR O QUE É O OBVIO

DESENVOLVIMENTO HUMANO: CORPO, ALMA, ESPÍRITO

POR QUE FILOSOFIA? Filosofar é trabalhar na tentativa de você ir além do óbvio. De você trabalhar, por exemplo, contra a ideia de que as coisas são aquilo que a aparência carrega.

O QUE É ÉTICA? É o conjunto de princípios que usamos para decidir as três grandes questões da vida: Quero? Devo? Posso? Nós vivemos muitas vezes dilemas éticos entre a razão e a emoção.

A ESCOLHA É SUA JÁ AS CONSEQUÊNCIAS... A decisão em um dilema é sempre individual. Mas as suas consequências podem afetar muitas outras pessoas.

CONFORME ARISTÓTELES POR QUE SE ESTUDA ÉTICA? Não se estuda ética para saber o que é virtude, mas para aprender a tornar‐se virtuoso e bom; de outra maneira, seria um estudo completamente inútil.

A DIALÉTICA DAS IDEIAS: Entendendo a Diversidade Cultural: do estranhamento à alteridade

Dialética é a arte do diálogo, a arte de debater. Dialética é um debate onde há ideias diferentes, onde um posicionamento é defendido e contradito logo depois. A prática da dialética surgiu na Grécia antiga, no entanto, há controvérsias a respeito do seu fundador. Aristóteles considerava a Zenôn como tal, já outros defendem que Sócrates foi o verdadeiro fundador da dialética por usar de um método discursivo para propagar suas idéias.

ARTE E FILOSOFIA Artes e Filosofia se complementam enquanto manifestações humanas. Se a Filosofia busca o conhecer, a Arte busca a expressão tanto do conhecido como do desconhecido.

ESTÉTICA “Educar esteticamente hoje é ensinar a ver, a ouvir criticamente, a interpretar a realidade. É também permitir que desde cedo crianças e jovens percebam o valor de uma obra e aprendam a observá‐la.”

Percebe‐se assim que esta forma de educação prima pelo individual, pela sensibilidade, pela beleza na sua dimensão mais ampla. Assim, a educação estética não pode dissociar‐se da educação ética, nem das condições históricas e culturais.

A estética faz parte da teoria de valores e em alguns pontos aborda as questões éticas, sociais ou políticas. É interessante para este segmento da filosofia a análise de ideias como beleza, gosto, arte etc. Seus questionamentos vão além de mera análise de conceitos estéticos. Analisa-se as questões de estilo, intenção do criador, natureza da criatividade na arte etc.

CONCEPÇÕES SOCIOLÓGICAS Da unidade à adversidade humana observar x interpretar x transformar.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com