TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Raciocínio lógico

Exames: Raciocínio lógico. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/3/2014  •  951 Palavras (4 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 4

RACIOCÍNIO LÓGICO - a arte de pensar

nem sempre raciocinamos da maneira correta, às vezes tomamos uma decisão ao invés de outra, agimos diversas vezes de maneira ilógica. através do raciocínio lógico nos apropriamos de ferramentas que contribuem para aprimorar a arte de pensar corretamente.

desde a Grécia quando os primeiros pensadores, os filósofos, utilizavam a lógica para distinguir o argumento correto do incorreto, até a nossa atualidade, com os computadores e toda tecnologia da informação - a base do funcionamento de um computador está na eletrônica e na lógica.

a lógica possibilita ao aluno educar sua forma de pensar, de estruturar suas ideias e concepções.

vivemos em uma realidade complexa e em constante transformação. o homem, elemento desse conjunto infinito de seres que compõem a realidade, também se transforma cotidianamente. usa para isso sua razão e sua inteligência.

razão e inteligência são portanto, faculdades que possibilitam ao homem construir conhecimentos que, aplicados à realidade, garantem sua vida no planeta. razão e inteligência são conceitos fundamentais no processo de produção do conhecimento verdadeiro.

usamos “razão” com o sentido de certeza, lucidez, motivo, causa. a razão “tem não só a função de perceber os fatos que provocam as sensações, como também de avaliá-los, julgá-los e organizá-los”. assim, por meio da razão tomamos conhecimento da realidade.

“o coração tem razões que a razão desconhece”. esta frase traz a compreensão de que muitas vezes agimos motivados pelas paixões ou sentimentos deixando de lado a nossa atividade consciente, intelectual – isto é, a razão. existem situações que a razão não consegue compreender. nesse momento, ela apela para outra faculdade de nossa mente: a inteligência. diante de uma dificuldade ou problema, nossa razão aciona a inteligência.

inteligência É a capacidade mental de raciocinar, planejar, resolver problemas e aprender.

Para Gardner, é a capacidade de solucionar problemas ou elaborar produtos que são importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural”.

ateoria das inteligêncialfredo Binet criou o primeiro instrumento de avaliação de inteligência nas crianças francesas através de avaliações na área de linguística e matemática. Posteriormente deu origem ao primeiro teste de inteligência, desenvolvido por terman na Universidade de Stanford.

Gardner desenvolveu a teoria das inteligências múltiplas (1985), quais sejam: (mecanismos da

inteligência, que se divide em: Lógica; Linguística; Corporal; Naturalista; Intrapessoal;

Interpessoal; Espacial e Musical)

• lógica – voltada para conclusões baseadas em dados numéricos e na razão.

• linguística – capacidade elevada de utilizar a língua para comunicação e

expressão.

• Corporal – grande capacidade de utilizar o corpo para se expressar ou em

atividades artísticas e esportivas.

• naturalista – voltada para a análise e compreensão dos fenômenos da natureza

• intrapessoal – capacidade de se autoconhecerem, tomando atitudes capazes de melhorar a vida com base nestes conhecimentos.

• interpessoal – facilidade em estabelecer relacionamentos com outras pessoas.

• espacial – habilidade na interpretação e reconhecimento de fenômenos que

envolvem movimentos e posicionamento de objetos.

• musical – inteligência voltada para a interpretação e produção de sons com a

utilização de instrumentos musicais.

a operação mental que de dois ou mais juízos conclui outro juízo é o que chamamos de raciocínio. todo profissional que possui como ferramenta de trabalho o raciocínio, seja para resolver problemas de ordem administrativa ou financeira, problemas matemáticos, de planejamento ou de estratégia, entre outros, utiliza como matéria prima para o seu trabalho a arte de pensar.

juízo é um ato pelo qual o espírito afirma alguma coisa de outra, por exemplo: “deus é bom”, ou “o homem

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com