TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Recursos Humanos

Exames: Recursos Humanos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  8/11/2013  •  443 Palavras (2 Páginas)  •  280 Visualizações

Página 1 de 2

Questões referentes à Evolução da Psicologia

1. Qual a importância de se conhecer a história da Psicologia?

Duas vertentes de historia são importantes: É a partir do conhecimento da história da psicologia que vamos entender os processos históricos que redundaram na formulação de todas as teorias psicológicas, bem como no vicejar de tantas práticas psicoterapêuticas.

2. Quais as condições econômicas e sócias da Grécia Antiga que propiciaram o início da reflexão sobre o homem? Condições econômicas? Na Grécia antiga, cerca de 3000 AC, o que tinha na Grécia antiga nessa época era muito conflito por causa de terra, alimentos e mulheres, as tribos ou comunas mais fortes atacava as mais fracas em busca de comida e mulheres e fazia os homens mais fortes de escravos, matavam-se os velhos e as crianças, assista ao filme 300, conta a história mais ou menos.

3. Quais as contribuições fundamentais pra a Psicologia apontadas nos textos de Sócrates, Plantão e Aristóteles? É com Sócrates que a psicologia na antiguidade ganha consistência. Sua principal preocupação era com o limite que separa o homem dos animais. O passo seguinte é dado por Platão. Esse filósofo procurou definir um “lugar” para a razão no nosso próprio corpo. Definiu esse lugar como sendo a cabeça, onde se encontra a alma do homem.

.

4. Com a hegemonia da Igreja, na Idade Média, qual a contribuição de Santo Agostinho e São Tomás de Aquino para o conhecimento em Psicologia? Santo Agostinho

Inspirado em Platão pregava a separação entre alma e corpo, entretanto, a alma não representava apenas a busca pela razão. Por ser imortal era um elemento de ligação com Deus, sendo até mesmo a própria manifestação divina no corpo do homem. São Tomás de Aquino

Seguindo a linha de pensamento de Aristóteles, procurava explicar porque o homem em sua essência buscava a perfeição através de sua existência.

5. Em qual período histórico situa-se a contribuição de Descartes para a Psicologia?Qual é essa contribuição?

Durante o período do Renascimento grandes transformações ocorreram em diversos setores da sociedade, bem como nas produções dos conhecimentos humanos e nas ciências. Neste período Descartes reafirma a separação entre mente e a alma) e corpo, o homem possui uma substância material e uma substância pensante, em outras palavras, um corpo sem alma seria apenas uma máquina sem combustível. Dessa forma os cadáveres passaram a ser estudado pela ciência possibilitando o avanço da anatomia da Fisiologia

6. Quais as contribuições da Fisiologia e da Neurofisiologia para a Psicologia?

Para conhecer o psiquismo humano passa a ser necessário compreender os mecanismos e o funcionamento da máquina de pensar do ser humano, o cérebro.

7. Qual o papel de Wundt na história da Psicologia?

Ele cria na Alemanha, o primeiro laboratório para realizar experimentos na área da Psicologia.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com