TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório Do Filme A Fuga Das Galinhas

Pesquisas Acadêmicas: Relatório Do Filme A Fuga Das Galinhas. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/3/2015  •  956 Palavras (4 Páginas)  •  2.701 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório Fuga das Galinhas

O Filme Fuga das Galinhas (Chicken Run), dirigido por Peter Lord e Nick Park no ano 2000 é um filme de animação, no qual se passa um Ethos de um longa metragem voltado para criança, ou seja, um filme meramente infantil.

Quando assistimos e estamos do outro lado da tela tornamo-nos co-enunciadores da obra, atribuímos nosso sentido para o filme de acordo com nossa bagagem de mundo e conhecimento. Nesse sentido, nosso grupo teve a percepção de que não se tratava apenas um filme infantil e sim de um filme muito mais complexo do que se parece, voltando-se para questões empresariais, mais especificamente, na área estratégica. O Ethos foi quebrado.

No âmbito estratégico, o primeiro aspecto que encontramos no filme foi o de liderança, quando a galinha Ginger se coloca à frente do grupo de galináceos, conduzindo-o a um objetivo em comum: fugir do galinheiro. Observamos claramente os quatro pontos de liderança:

- Comprometimento: ela sempre se mostra comprometida em alcançar seu sonho com perseverança e nunca desistindo, mesmo sendo continuadamente apanhada pelo Sr. Tweedy e seus cães;

- Flexibilidade: ela sempre ouve as diversas opiniões de suas companheiras, não as forçando a executar nenhuma ação e sim argumentando e mostrando possibilidades;

- Esforço Integrado: sempre ouvindo as outras, discutindo idéias e criando em conjunto novas estratégias de fuga;

- Otimização de Recursos: sempre seguindo as regras e preceitos do galinheiro, sempre respeitando os demais.

Também se observa no filme a questão da produtividade empresarial, onde as galinhas que não botavam ovos iam para degola, fazendo uma pequena síntese de como se apresenta no mundo empresarial, pois quem não produz resultados, acaba sofrendo conseqüências.

É notável a visão empreendedora da dona da granja, onde ao ver uma nova oportunidade de mercado, mais abrangente do que a anterior, adota a nova possibilidade de empreendedorismo, sempre visando à lucratividade. Porém, ela comete um erro fatal que coloca todo seu negócio a perder: subestimar a inteligência do concorrente, no caso a organização das galinhas. Por mais que julguemos nossos concorrentes incapacitados e fracos, devemos ficar sempre atentos aos passos dos mesmos para que não sejamos surpreendidos e levados à derrota, ou seja, não subestimar os concorrentes é um dos pontos cruciais da estratégia.

No decorrer do longa, podemos observar que após tantas tentativas frustradas, bem como a desilusão criada após descobrirem que o galo picareta Rocky estava mentindo a respeito do vôo, as galinhas começaram desanimar, levando-as ao condicionamento de não se arriscar e se conformar com a condição de inferioridade, situação com a qual podemos equiparar à barreiras internas que impedem nosso crescimento profissional e pessoal.

Nesse momento, mais uma vez entra a liderança da galinha Ginger que motiva seu grupo sempre levando-o adiante até que em um ponto do filme ela confirma ainda mais sua aptidão para liderança, mostrando dessa vez de forma clara e grandiosa sua visão metodológica e sistêmica, ou seja, prestando atenção em todos os detalhes e procurando ajudar a todos de várias maneiras.

Observamos essa visão no momento em que o galo Fowler mostra sua insígnia da aeronáutica e ela tem uma idéia, a do avião. Nesse momento percebemos toda sua influencia sobre as demais, apresentando sua nova estratégia e dividindo as companheiras por tarefas. Fica claro o espírito de equipe, onde cada grupo realiza sua função: engenharia, fabricação, conselheiro chefe de aviação, etc. Equivale a uma empresa dividida em setores, cada um com sua função e

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com