TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Relatório de Bandura

Por:   •  19/10/2016  •  Seminário  •  753 Palavras (4 Páginas)  •  476 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Albert Bandura é um psicólogo canadense, professor de Psicologia Social da Universidade de Stanford. Fez contribuições no campo da psicologia socialcognitivapsicoterapia e pedagogia. Em 1968, aos 48 anos, foi o presidente mais jovem eleito para a Associação Americana de Psicologia (APA). É um dos dez psicólogos vivos mais citados do mundo. A fase inicial da pesquisa de Bandura analisou os fundamentos da aprendizagem de crianças e adultos, particularmente em imitar o comportamento observado em outros, em particular, comportamentos agressivos. Esse aprendizado frequentemente não se restringe a imitar e passa a identificar-se com a pessoa-modelo. Para Bandura, imitar envolve um comportamento e objetos restritos, enquanto identificar-se envolve adotar e reconhecer-se nos comportamentos, valores, crenças e atitudes observados da pessoa-modelo.

Objetivo

O objetivo foi montar um plano de aula baseado na teoria Observacional de Bandura, que visa o aprendizado no comportamento de outro individuo. O tema escolhido foi lixo e reciclagem, a proposta desse tema foi que os alunos tenham uma visão mais ampla sobre o assunto de sustentabilidade, com a degradação que o planeta está passando, havendo um reforço com as aulas práticas para aprenderem e levarem para seu cotidiano.

Conteúdo programático

As aulas estão organizadas em um total de dez aulas, divididas em teóricas e práticas. Primeiramente, quatro aulas teóricas, com os temas das aulas de “Conceito de lixo, quais são os tipos e como descartamos” e com outro tema “Conceito de reciclagem, quais são os tipos e materiais feitos dele”. Nessas aulas, o professor pode usar o método de reforço vicário, que é o aprendizado de uma resposta por meio da observação das consequências de tal comportamento do modelo, que seria nada mais que observar um elogio que o próprio professor deu ao um aluno e outro ter observado e seguido o modelo do colega para receber também. E reforço direto, que é uma consequência adquirida pelo seu próprio esforço, sem ter um modelo. Os alunos mostraram os processos cognitivos, percebendo isso o professor poderá analisar e fazer observações para melhorar esses processos, os processos cognitivos seriam a atenção (seria a atenção do aluno no professor ou na parte principal do assunto), retenção (A informação observada é codificada, traduzida e armazenada no nosso cérebro, com uma organização em padrões, em forma de imagens e construções verbais), produção (Consiste em traduzir as concepções simbólicas do comportamento armazenado na memória nas ações correspondentes) e o incentivo.

Após esse primeiro períodos de aulas serão dados mais quatro aulas teóricas com carga horária de uma hora com os temas de “Gestão dos resíduos e como identificar o que é lixo e o que é reciclagem” e outra aula com tema de “Benefícios da reciclagem e como reutilizar em casa”. O professor também pode usar o reforço vicário, reforço direto nessas aulas e estar observando e melhorando os processos cognitivos.

Após a teoria, o professor dará a aulas práticas com os temas de “Reutilização de materiais reciclados, aprender e depois a criação de novos projetos” para os alunos colocarem em prática os conhecimentos adquiridos. É interessante o professor lembrar os alunos de fazerem anotações ou tirarem fotos da explicação, para que as informações os ajudem eles na hora de fazer o seu próprio objeto. Essas anotações ajudam no processo de retenção do aluno, que seria o armazenamento visual, tirar fotos ou apenas observar e lembrar. Ou armazenamento verbal, que seriam explicações do professor. Também pode ser usada a auto eficácia, percebida são relacionadas com as crenças da pessoa em suas capacidades de exercer controle sobre seu próprio funcionamento e sobre os eventos que afetam suas vidas. Crenças na eficácia pessoal afetam as escolhas de vida, o nível de motivação, a qualidade do funcionamento, a resiliência à adversidade e a vulnerabilidade ao estresse e à depressão.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.2 Kb)   pdf (83.4 Kb)   docx (10.6 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com