TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renascimento

Resenha: Renascimento. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/8/2014  •  Resenha  •  229 Palavras (1 Páginas)  •  218 Visualizações

O Renascimento foi uma época histórica em que houve, tal como o nome indica, um renascimento da filosofia, ciência, arte, entre outros, da Antiguidade Clássica. Desta forma, inúmeros filósofos renascentistas leram os chamados clássicos (obras como os Diálogos de Platão), e voltaram a colocar as mesmas questões que os filósofos da Antiguidade Clássica.

Da mesma maneira, na Idade Média, alguns indivíduos, normalmente ligados ao Cristianismo, que tiveram contato com os clássicos decidiram, também, voltar a discutir os filósofos da Antiguidade. Um exemplo disso é São Tomás de Aquino, também através do qual a corrente aristotélica sobreviveu com o passar dos séculos, que estudou Aristóteles e incluiu os pensamentos deste na sua própria filosofia. São Tomás de Aquino dizia que o caminho para Deus tanto podia ser através da fé como através da ciência (sendo nesta parte que faz referência a Aristóteles), no entanto, através da fé era mais rápido. Também Santo Agostinho permitiu a sobrevivência do pensamento de um outro filósofo da Antiguidade, Platão.

2 - Embora o Renascimento parecesse uma época de muita liberdade e entusiasmo com a nova conceção da natureza, do Homem e também com o humanismo, foi criada uma corrente oposta chamada o "anti-humanismo". Desta forma, a Igreja continuava a tentar vivamente silenciar toda esta nova perspetiva do Homem. Vários filósofos e cientistas foram perseguidos e queimados vivos, tal como foi o caso do célebre Giordano Bruno.

...

Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com