TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Renascimento

Tese: Renascimento. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/9/2014  •  Tese  •  286 Palavras (2 Páginas)  •  188 Visualizações

Página 1 de 2

1) Explique o que foi o Renascimento.

O Renascimento foi um importante movimento de ordem artística, cultural e científica, que se deflagrou entre a Idade Média para a Moderna.

2)Compare as teorias medievais e as teorias renascentistas no tocante á política e á religião.

A política renascentista constituía de estados fortes, de soberania e de autonomia. Apesar do poder, omonarca não deveria ser autoritário em excesso. O absolutismo, forma política de governo do Renascimento, trouxe alguns príncipios puros da democracia, tais como o direito de ir e vir, aliberdade de expressão, o desabrochar do capitalismo e a eleição.

O pensamento medieval, tinha como formação política o feudalismo, no qual dava poder absoluto ao rei. Ele não podia ser questionado,dominava a economia e toda a riqueza do reino, ou seja, uma política totalmente autoritária.

Em relação á religião, o renascimento trouxe o uso do humanismo e da razão, a qual diziam que arazão era uma manifestação do espírito humano, que colocava o indivíduo próximo de Deus, o homem simplesmente dava vazão á um dom concedido por Deus, chamado de Neoplatonismo.

O pensamentomedieval utilizava a religião e o Clero, para ajudar no comando e organização da população, ameaçando-as com ordens e meios, que, se não seguidos, iriam levar a pessoa ao inferno.

3) Emboradivergentes, as teorias medievais e as teorias renascentistas tinham também pontos em comum. Cite dois deles e comente-os.

Os renascentistas, pensavam que o homem era o centro do universo, idéiachamada de Antropocentrismo.

O pensamento medieval era que Deus era o centro de tudo, logo, quaisquer fatos eram vontade divina.

O antropocentrismo criou o humanismo, o individualismo, onaturalismo, o hedonismo e várias outras teorias.

Os povos medievais, eram alienados á igreja e se opunham á pensamentos antropocêntricos, e claro, se opunham á quaisquer pensamentos renascentistas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com