TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Rene Descartes

Casos: Rene Descartes. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/6/2014  •  1.778 Palavras (8 Páginas)  •  419 Visualizações

Página 1 de 8

INTRODUÇÃO

Neste trabalho falaremos sobre aspectos da vida e ideias de René Descartes que foi o grande responsável pela revolução da filosofia, marcou a matemática com seus pensamentos. Colocou a prova sua vida e as suas crenças. Descartes tinha um pensamento racional sobre as coisas e provou isso em suas teorias e obras como: o Discurso do Método, Meditações Metafisicas, e uma de suas principais obras da qual falaremos, o problema corpo e mente conhecido hoje como dualismo cartesiano, onde apresenta na visão de Descartes a ideia de como é a interação do corpo e da mente, como essa relação acontece, e até que ponto foi importante para os avanços da medicina.

O filosofo nos trouxe a teoria do Dualismo Cartesiano a partir da frase Penso, Logo Existo, e ele nos apresenta a ideia de que o homem deve sempre tentar se alto dominar, sempre desejando e fazendo aquilo que esta ao seu alcance, controlando assim as suas paixões e cabendo à razão ter domínio sobre elas, sabendo que quanto mais o nosso intelecto conhecer as nossas paixões, mas domínio sobre elas ele terá. E mesmo sendo ambas as coisas diferentes, ele provou que elas se relacionam entre si, sendo que uma não tem a mesma significância sem a outra. É através da nossa mente e imaginação que o nosso corpo obtêm as sensações da vida como: quente e frio. A relação entre estas substancia é de correspondência, pois o que acontece à um deles é expressado no outro, ou seja, se a mente não estiver bem isso irá ser refletido no corpo e ele também não estará bem, porém, se a mente estiver bem e saudável, o corpo também estará.

Esta teoria de Descartes abriu novas fronteiras na medicina, e resultou em uma das mais importantes, pois foi através da sua visão do corpo humano como máquina, que se pode estudar a Anatomia humana, seja ela com animais ou com cadáveres.

1° CAPÍTULO

ASPECTOS PRINCIPAIS DA VIDA E IDÉIAS DE RENÉ DESCARTES

Conhecido também pelo nome latino Cartesius, nasceu em 31 de Março de 1596 na França, em uma família que vivia bem financeiramente, seu pai se chamava Joachim Descartes e era conselheiro do parlamento britânico, dono de terras e trabalhava como médico e advogado. Sua mãe Jeanne Brochard morreu quando ouve uma complicação no parto do terceiro filho. Após isso passou a ser criado pela avó e pela babá. No segundo casamento de seu pai, Descarte já com oito anos foi mandado para o internato jesuíta Royal Henry-Le-Grand, colégio onde estudou durante nove anos.

René Descartes tinha uma saúde frágil e por esse motivo tinha alguns “privilégios’’ como ficar até mais tarde na cama, onde perdia a maior parte das aulas matutinas, porém, era onde aproveitava para meditar, hábito que adotou por toda sua vida. Foi nesse período que começou a filosofia, ciência e onde se interessou pela matemática, pois em sua opinião era a única disciplina que mostra resultados certos e absolutos. Descartes valorizava a liberdade que possuía no colégio jesuíta, contudo, declara a sua decepção em um discurso sobre o ensino da escola, não com o método em si aplicado, mas com a tradição Escolástica cujos conteúdos consideravam confusos, obscuros e nada práticos. Era contra a forma que falavam da aristocracia pois a ensinavam como verdade absoluta e não podiam fazer questionamentos. E sempre mostrou sua indignação contra esse pensamento. Descartes tinha um modo curioso e gostava de aprender as coisas através da investigação, acreditava que a verdade o aproximava de Deus. Descartes dedicava-se a estudar a lógica. E durante o seu período escolar esse criou quatro regras para um bom método que em síntese seria:

• Não aceitar nada como verdadeiro se não lhe for apresentado provas, clareza e distinção.

• Dividir cada uma das dificuldades nas suas partes mais simples de modo que facilite a resposta.

• Conduzir o raciocínio por ordem começando pelo mais simples e acabando no mais complexo.

• Fazer enumerações tão completas e gerais aponta de nada ficar por dizer.

Após anos no colégio, Descartes em (1612 – 1616) estudou direito na universidade de Poitiers, onde se formou e obteve grau de bacharelado e licenciatura em direito, mas não chegou a exercer a profissão. Logo após inicia uma busca pela verdade a respeito da existência do mundo e das coisas e como utiliza-las para suas descobertas matemáticas. Queria descobrir por si só como era feito o mundo. Acreditava que cada um deveria ter sua própria filosofia, obtendo assim suas próprias lições de vida e não retirando dos livros (apesar de ser um amante da leitura) ou do que outros filósofos falavam.

“Alimentei-me das letras desde a minha infância, e porque me tinham persuadido de que, por meio delas, se pode adquirir um conhecimento claro e seguro de tudo quanto é útil à vida, tinha um enorme desejo de aprendê-las. Mas, logo que terminei todo este curso de estudos, no termo do qual é costume ser-se acolhido na categoria dos doutos, mudei completamente de opinião. Pois encontrava-me embaraçado com tantas dúvidas e erros que me parecia não ter tido outro proveito, ao procurar instruir-me, senão o de ter descoberto cada vez mais a minha ignorância. E, no entanto, estivera numa das mais célebres escolas da Europa (…).”(DESCARTE; p. 13).

Seu primeiro destino foi Paris, onde conheceu pessoas e ideias (porém não se sentiu satisfeito). Como Maurício Nassau que o orientou a ir para Holanda para prestar o serviço militar onde poderia estudar os homens e colocar-se em contato com a vida. Já na Holanda em 1618 Descartes conhece Isaac Beeckmann físico e médico, com quem trava uma grande amizade, e é onde começa a aprofundar seus conhecimentos sobre física-matemática. Em 1619 como estava de passagem na Holanda, resolveu então deixar a exercito e ir para a Alemanha. Onde passou pelo exercito de Maximiliano da Baviera, depois que começa a guerra ele se retira e nesse período que Descartes têm três sonhos que ele interpretou como o começo de uma “ciência admirável” onde estariam todos os conhecimentos humanos.

Em 1621, Descartes renuncia à carreira militar de forma definitiva, com o objetivo de dedicar-se exclusivamente às ciências e a filosofia. Em 1623 retornou a sua cidade natal, onde vendeu as terras e a propriedade que herdou. Com isso, pôde manter seu conforto, embora sem luxos. Após a

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com