TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha "O discurso do método" de René Descartes

Por:   •  18/7/2017  •  Resenha  •  925 Palavras (4 Páginas)  •  916 Visualizações

Página 1 de 4

René Descartes começa sua obra dissertando sobre seus primeiros anos de estudos. Apesar de muito culto e experiente, Descartes sentia que todo o seu estudo em instituições de renome eram apenas a prova de como ele era desprovido do verdadeiro conhecimento. Era apaixonado pelos estudos em matemática, principalmente por ser uma ciência de base forte e indubitável.

Apesar de ser considerado um filósofo na época, Descartes estava descontente com a filosofia, exatamente por julgar ser uma ciência vaga e sem uma base sólida. A partir desse exemplo, Descartes cria um método para obter mais confiança nas diferentes situações da vida. Para isso, deixa claro a necessidade de instalar a dúvida em seu método, o qual será desenvolvido adiante.

Na segunda parte da obra, Descartes prioriza as ideias e ações humanas individuais em detrimento das coletivas. Acredita que as ideias e ações coletivas desvirtuam os projetos de seus caminhos iniciais e, assim como as ações divinas são perfeitas por serem individuais, as ações humanas individuais também são melhor desenvolvidas.

A crítica de Descartes é baseada no fato de que as ideias coletivas são fortemente baseadas no senso comum, sem originalidade e de pouca mudança. Já exercitar individualmente, o pensamento promove a mudança e leva a ciência a caminhos pouco estudados. Após promover as ideias individuais, Descartes tenta legitimá-las através de seu método, separado em quatro partes:

• Jamais aceitar algo como verdadeiro sem certeza absoluta

• Dividir as dificuldades em grupos

• Ordená-las das mais simples as mais complexas

• Revisão a ter certeza de nenhuma omissão

A partir desse método, o qual Descartes criou a partir de problemas aritméticos, é que o conhecimento seguro pode ser adquirido. Então, Descartes, ao perceber a fragilidade da filosofia vigente, iniciou a aplicação de seu método nessa ciência, fundando o que hoje é chamado de filosofia moderna.

Durante a sua jornada em busca do conhecimento seguro, Descartes concluiu ser fundamental construir uma moral provisória, no intuito de não errar em suas escolhas. Para isso, Descartes estabeleceu três normas:

• Obedecer as leis e os costumes de seu país e evitar toda forma de radicalismo

• Ser irresoluto e firme em suas escolhas, mesmo sendo elas muito dubitáveis

• Vencer a si mesmo antes da fortuna

Descartes acreditava que não desistir de suas escolhas o levaria a obter algum conhecimento seguro nela, mesmo que fosse a completa inutilidade da escolha. Também acreditava que era preciso modificar-se interiormente do que querer mudar os outros, buscar tudo que poderia estar em seu poder, para que haja a certeza do que não está em seu poder e, assim, amenizar os remorsos. Na conclusão da moral, Descartes deixa clara a necessidade da vontade em buscar os conhecimentos em si mesmo.

No quarto capítulo, Descartes condena os sentimentos na medida em que eles nos privam da verdade e da razão. Para evitá-lo, ele considerou todos os seus pensamentos como falsos até concluir na famosa frase “Cogito ergo sun” (Penso, logo, existo), a qual exprime a prova da sua existência pelo fato de que ele é um ser pensante. A partir dessa ideia, Renée conclui que tudo que nos parece muito claro e distinto é verdade.

Em seguida, pensou que o fato de ele ser um ser que duvida e que não tem poder sobre tudo, fazia de Descartes um ser imperfeito, assim como todos os seres

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.8 Kb)   pdf (42.8 Kb)   docx (13 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com