TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha Sobre A Moral Dos Senhores E Moral Dos Escravos De Nietzsche.

Dissertações: Resenha Sobre A Moral Dos Senhores E Moral Dos Escravos De Nietzsche.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  258 Palavras (2 Páginas)  •  23.353 Visualizações

Página 1 de 2

UNIVERSIDADE FEDERAL DO MATO GROSSO DO SUL – CPAN

CURSO DE PSICOLOGIA

1º PERÍODO

VANESSA PESSANHA BERNARDINO

PROFESSOR: FABRÍCIO

Distinção entre a moral dos senhores e a moral dos escravos de Nietzsche.

Na moral dos senhores a oposição “bom” e “ruim” tem o mesmo significado que “nobre” e “desprezível”. Para o nobre; o covarde, o mesquinho, o que pensa somente na utilidade é totalmente desprezível, em geral ele despreza tudo que é contrario de si mesmo, tem reverência pela idade e pela origem, não foi feito para compaixão e tem orgulho disso. Para os nobres existem deveres apenas com seus iguais e pouco se importam com seus inferiores.

A moral dos escravos é a moral da utilidade, daqui originou-se a oposição “bom” e “mau”, onde o mau desperta medo e o bom é um homem inofensivo ,dócil e ingênuo.

Os dois tipos de moral estão ligados à vontade de poder, o que diferencia os dois é que na moral dos senhores a vontade de poder é afirmativa, enquanto que na moral dos escravos a vontade de poder é negativa, Nietzsche explica que a moral dos escravos nasceu com uma reação a moral dos senhores, havendo uma inversão de valores, o “bom” do senhor tornou-se o “mau” do escravo e o “ruim” do nobre o “bom” para o escravo.

Sendo assim o nobre é aquele que cria valores e o escravo é o que inverte os valores nobres, determinando um novo tipo de moral, uma moral de vontade decadente, uma moral dos ressentidos, que são incapazes de admirar os fortes e imputa-lhe o erro de ser forte.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com