TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha - Ética e Moral Erin Brockovich

Por:   •  26/6/2016  •  Resenha  •  1.393 Palavras (6 Páginas)  •  2.874 Visualizações

Página 1 de 6

FACULDADE DE TECNOLOGIA DE VALENÇA

ADMINISTRAÇÃO

Ingretir Jesus dos Santos

Resenha

Erin Brockovich – Uma mulher de Talento

Valença

2016

Ingretir Jesus dos Santos

Ética e Moral

Erin Brockovich – Uma mulher de Talento

Resenha apresentada como requisito para obtenção de nota parcial da Disciplina de Filosofia e Ética, ao Prof. Ulysses Resende, do Curso de Administração da Factiva.

Valença

2016

1.  INFORMAÇÕES BIBLIOGRÁFICAS

ERIN BROCKOVICH – Uma mulher de Talento. Direção: Steven Soderbergh. Produção: Danny Devito, Stacey Sher, Michael Shamberg, Gail Lyon e John Hardy. 2h11min. 20 de Abril de 2000.

2.  DADOS SOBRE O FILME

O filme foi um enorme sucesso de bilheteria, e as revisões dos críticos foram altamente positivas. Roberts ganhou o Oscar, Globo de Ouro, Screen Actors Guild e ao BAFTA de Melhor Atriz. O filme em si, também foi nomeado para Melhor Filme e Melhor Diretor para Steven Soderbergh no Oscar 2001. Logo no início do filme a verdadeira Erin Brockovich tem uma aparição como uma garçonete chamada Julia.

3.  OBJETIVOS DA OBRA

O filme relata a falta de humanidade e mostra a irresponsabilidade da empresa retratada, prejudicando a saúde e o bem-estar de pessoas inocentes sem ao menos esclarecer o que estava acontecendo com o lugar e com a ajuda e o esforço de uma mulher, a justiça foi alcançada.

ÉTICA E MORAL

Segundo o Autor Renato Nalini (2009, p19):

Ética é a ciência do comportamento moral dos homens em sociedade. É uma ciência, pois tem objeto próprio, leis próprias e método próprio, na singela identificação do caráter científico de um determinado ramo do conhecimento. O objeto da Ética é a moral. A moral é um dos aspectos do comportamento humano. A expressão moral derivada da palavra romana “mores’ com o sentido de costumes, conjunto ou normas adquiridas pelo hábito retirado de sua prática.

O conceito de ética e moral segundo Nalini é que eles são semelhantes, ou seja, sinônimo um do outro.

Nesse sentido, a ética seria uma teoria dos costumes ou  melhor, a ética é a ciência dos costumes, Já moral não é a ciência, se não do objeto da ciência. Como a ciência, a ética procura extrair dos fatos morais os princípios gerais a eles aplicáveis. Pode-se afirmar que enquanto que a ética e a ciência humana em sociedade em buscar ali atingir afinidades comuns a moral não é uma ciência, ela é a parte do conhecimento sendo ainda mais ampla que a ética atuando sem qualquer comprometimento com o rigor cientifico, ou seja, a moral orienta o comportamento do homem diante das normas estabelecidas pela sociedade ou por grupo social.

O filme Erin Brockovich - Uma mulher de Talento, relata a história de uma mulher que tinha três filhos e estava desempregada, precisando de uma oportunidade de trabalho para poder sustentar seus três filhos também poder pagar uma babá para que pudesse cuidar das crianças, depois de um dia cansativo na rua na volta para casa ela é vítima de um acidente de trânsito, onde ela sofreu um acidente de trânsito, tendo alguma lesões, mesmo não sofrendo nada grave, ela procura um advogado para que pudesse aconselhá-la, que por sua vez foi antiético ao induzi-la a mentir na audiência com a esperança que ela ganharia uma boa indenização, o que não deu certo, Erin foi desmascarada e foi descoberta toda a mentira, ela retornou para casa com a causa perdida e ainda desempregada. Começa então a ir atrás de emprego para sustentar os três filhos e podemos destacar os três filhos, onde analisamos pontos fortes de ética e moral dentro de uma história real.

Uma mulher de gênio muito forte, que estava desesperada em busca de um emprego e na ida e vinda de sua busca implacável de uma estabilidade financeira.

Erin então, vai até o escritório do advogado Ed. Masry, passando a trabalhar junto à ele em seu escritório de advocacia, depois de um discurso que fez com que Masry o contratasse esmo sem nenhuma formação. Com o decorrer de sua estadia de emprego atual, Erin começa a investigar a compra suspeita de um determinado imóvel pela empresa Pacifico Gás e Eletricidade (PG&E). Onde ela ficou intrigada e começou investigar indo em casa de pessoas que moravam na cidade norte-americana de Hinkley.

Erin usou de várias formas comprometendo muitas vezes sua moral afim de conseguir provas e indícios que a empresa (PG&E) estava escondendo algo. No passar do filme a mulher começa ir atrás de provas para incriminar a empresa e descobriu o que estava se passando, onde pode-se notar a antiética da empresa e de empregados de determinadas organizações, deixando ser levado pela beleza de Erin, faltando o profissionalismo e ela usando seus “atributos” para coletar cópias de papéis, mas no final ela conseguiu o que queria, descobrindo de fato o que a empresa estava à esconder. PG&E usando de má fé, encobrindo a contaminação do solo e da água da cidade, com os agentes químicos contaminante “cromo hexavalente”, com isso muitos habitantes que usavam a água de poços foram contaminados causando tumores e cânceres nas pessoas que residiam na região.

Sem se importar com a situação e só preocupado com a estadia da empresa, obstruindo informações e laudos médicos das famílias que foram encaminhados, a empresa Pacifico Gás e Eletricidade não estava preocupada com a saúde da população e sim de como sair ileso de toda essa repercussão que seria, caso fossem descobertos.

Com a garra e persistência de Erin Brockovich e com o apoio do advogado Ed, abrindo mão de passar o tempo com seus filhos, ela se mostrou uma mulher om pulso firme e percebendo durante o filme a mudança, o aperfeiçoamento que ela estava adquirindo neste caso.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (160.1 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com